Último final de semana do Festival de Torresmo e Costela em Juiz de Fora
Além dos pratos, festival conta com vasta programação musical e entrada é franca
Desta sexta-feira (23) até domingo (25), acontece, no estacionamento do Estádio Municipal, em Juiz de Fora, a 6ª edição do Festival de Torresmo e Costela – “o original de JF”. Com entrada franca, o evento tem por objetivo valorizar dois dos principais e mais populares ingredientes da cozinha mineira: o torresmo e a costela.
Tanto o torresmo, um dos símbolos gastronômicos de Juiz de Fora, como a costela, também presente em receitas regionais, formam as bases para a criação de diversos pratos do evento, que participarão de um concurso, com voto popular, para a eleição do melhor prato.
Os pratos têm preços a partir de R$25, e o festival promete mais de 50 receitas com as mais variadas formas de apresentação dos ingredientes. Além dos tradicionais torresmo pururuca, tira e ponta, torresmo assado, defumado, bolinhos, pizzas e hambúrgueres de torresmo, o torresmo de rolo e outras formas de apresentação estão presentes.
Para aqueles que preferem a costela, seja ela bovina ou suína, poderão saborear costelas na brasa, defumadas, com queijo, como bolinho, pastel e até mesmo churros de costela. Tudo isso preparado em equipamentos específicos. “Nós trouxemos equipamentos novos este ano, agora temos uma roda gigante de torresmo e costela, forno de assar torresmo de rolo. são vários equipamentos diferentes que agregam um sabor diferenciado aos pratos.” explica Leandro Vaz de Mello, sócio da KB Produções, organizadora do evento.
Para acompanhar os pratos, o festival conta com diversos tipos de chope, cachaças, drinks, refrigerantes, sucos e doces de sobremesa.
Preocupação Ambiental
Em parceria com a Gasmig, todos os preparos do festival são feitos utilizando gás natural canalizado. O gás natural é um combustível fóssil que pode ser encontrado no subsolo ou no fundo do mar. Com origem na decomposição de plantas e animais através de milhares de anos, o gás natural é utilizado em diversos segmentos: residencial, comercial, industrial, veicular e para a geração e cogeração de energia. Além de ser mais econômico, poluir menos e apresentar maior eficiência calorífica, a ação tem por objetivo contribuir para a sustentabilidade ambiental do município.
Dia Municipal do Torresmo: batendo recordes
Em comemoração ao Dia Municipal do Torresmo, no dia 25 de agosto, o Festival de Torresmo e Costela vai preparar a maior fritada de torresmo do mundo. Segundo o organizador, Leandro, em 2023, foi fritada uma tonelada de torresmo cru, que gerou o recorde de 454 quilos de torresmo frito e, para este ano, a meta é fritar 1,2 toneladas para superar os 500kg. Tudo isso acompanhado de um sistema de homologação de recordes exclusivamente brasileiro. “Na sexta feira, a partir das 17 horas, o público pode conferir a finalização dessa fritada, com o enchimento da nossa estufa e a pesagem, tudo acompanhado da Rank Brasil, para garantir que o recorde vai ser nosso”, disse Leandro à Tribuna.
Programação
O evento conta também com programação de shows com artistas locais e regionais, nos mais variados estilos. “Apesar do foco do evento ser gastronômico, nós estamos com uma programação musical muito ampla, muito diversa para agradar a todas as pessoas. Serão mais de 15 shows neste fim de semana.” comentou o organizador.
Para os pais se divertirem sem preocupações, o evento conta com uma área kids para recreação das crianças.
Sobre o evento:
De 23 a 25 de agosto de 2024.
Horários: Sextas-feiras de 17h às 23h e sábados e domingos de 12h às 23h.
Local: estacionamento do Estádio/Ginásio Municipal, no Bairro Aeroporto.
Entrada franca.