Mostra coletiva reĂșne 26 imagens para celebrar o Dia Mundial da Fotografia
Galeria Irineu Lomar, no Filezinho Grill, recebe fotografias de juiz-foranos com temĂĄtica livre
Uma mostra coletiva estå reunindo 26 imagens para celebrar o Dia Mundial da Fotografia. São 14 fotógrafos apresentando suas obras na Galeria Irineu Lomar, no Filezinho Grill (Praça Menelick de Carvalho, 146), com trabalhos de temåtica livre. A curadoria foi feita por Eridan Leão e Sérgio Neumann, e a exposição funciona até 15 de setembro.
AlĂ©m dos curadores, que tambĂ©m exibem seus trabalhos, nomes como CicĂ©ia Almeida, Humberto Nicoline, Laura Neumann, Jober Costa, Nina Mello, Julia Ciampi, Tiago Lima, Marcos Kopschitz, Paulo Soares, Ugo Soares vĂŁo ter seus trabalhos expostos. TambĂ©m participam os fotĂłgrafos Marcio Brigatto e Ricardo Malta, que receberam o PrĂȘmio de Fotografia Wladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. As imagens vĂŁo ser exibidas em PB ou cor e emolduradas no formato mĂĄximo de 52x31cm, o que dĂĄ dimensĂŁo inĂ©dita Ă s fotografias em exibição
De acordo com os organizadores, essa Ă© uma forma de celebrar o Dia Mundial da Fotografia. As imagens da exposição prestam uma homenagem a todos que ajudaram a desenvolver essa arte ao longo da histĂłria, tanto no Brasil quanto internacionalmente. A galeria em que a exibição acontece promove novas exposiçÔes todo mĂȘs, com trabalhos de artistas visuais locais, como fotografias, pinturas, desenhos e etc. A exibição dos trabalhos tambĂ©m possibilita a venda das peças.
HistĂłria da fotografia
A Academia Francesa de CiĂȘncias anunciou em 19 de agosto de 1839 a invenção do daguerreĂłtipo, considerado o precursor das cĂąmeras de fotografias. Esse processo foi desenvolvido por Louis Daguerre, que durante muitos anos pesquisou sobre a captura da imagem atravĂ©s da luz.Â
Apesar da data ser comemorada neste dia, no Brasil, essa arte tambĂ©m foi desenvolvida pelo francĂȘs Hercule Florence, que morou em SĂŁo Paulo durante o sĂ©culo XIX. O desenhista, pintor e naturalista jĂĄ tinha conseguido imprimir sua primeira imagem em 1833, cinco anos antes do anĂșncio feito pela Academia, e lhe atribuiu o nome de ‘photographie’. O feito foi considerado pontual, mas ele ainda Ă© lembrado como um dos pioneiros da ĂĄrea.