Pistas são fechadas em Viracopos e Aeroporto de Florianópolis após aviões apresentarem defeitos
Em Campinas, Boeing 737-4 teve um pneu estourado após realizar um pouso de emergência. Em Florianópolis, avião da Azul sofreu danos nos pneus durante o pouso e ficou parado na pista
A pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi fechada após um Boeing 737-4, da empresa Modern Logistics, precisar realizar um pouso de emergência e estourar o pneu, nesta segunda-feira (12). Segundo a assessoria de imprensa do aeroporto, a aeronave apresentou defeito já na decolagem. Ninguém ficou ferido.
“Não houve feridos. No entanto, a aeronave permanece na pista desde o momento do pouso, interditando o aeroporto para pousos e decolagens. Todos os procedimentos de segurança foram acionados e equipe de Bombeiros e a ambulâncias estavam posicionados para acompanhar o pouso. A concessionária acionou o Centro de Gerenciamento de Crises para avaliar e mitigar os impactos”, disse a concessionária do aeroporto, em comunicado.
A aeronave apresentou um defeito quando decolou de Viracopos, às 12h32, e precisou ficar no ar por cerca de duas horas para gastar todo o combustível. O piloto da aeronave declarou emergência e o pouso ocorreu por volta das 15h31. Durante a aterrissagem, outro pneu do lado esquerdo foi estourado e o trem de pouso foi danificado.
Segundo o aeroporto, não há previsão para liberação da pista. “A situação está sendo avaliada no momento e os voos estão sendo alternados para outros aeroportos. Ainda não há previsão sobre o horário de liberação da pista”.
Aeroporto de Florianópolis fecha temporariamente após danos em aeronave da Azul
O aeroporto internacional de Florianópolis, Santa Catarina, interrompeu pousos e decolagens nesta segunda-feira, devido a um incidente envolvendo um avião da Azul Linhas Aéreas. A companhia informou, em comunicado, que a aeronave Embraer 195-E2, que havia chegado de Confins (MG) às 1h15, sofreu danos nos pneus durante o pouso e ficou parada na pista, o que impediu o uso da mesma.
A Azul Linhas Aéreas informou que o problema ocorreu por motivos técnicos, que causaram a parada da aeronave, sem detalhar o problema. Ninguém se feriu. A Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o aeroporto, disse estar trabalhando para a remoção do avião e a reabertura da pista, mas ainda não há previsão para a retomada das operações.
A orientação da concessionária é que os passageiros com voos agendados para hoje devem entrar em contato com suas companhias aéreas para obter informações sobre alternativas. O aeroporto recomendou que os viajantes verifiquem o status dos seus voos antes de se dirigir ao local. A Azul pediu desculpas pelos transtornos e afirmou que está oferecendo toda a assistência necessária conforme as diretrizes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Congonhas tem voos cancelados
O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, teve 12 chegadas e oito partidas de Florianópolis canceladas nesta segunda-feira. O incidente em Santa Catarina impactou também as operações em Congonhas, provocando filas nos terminais de embarque.