Gilberto Gil apresenta sua Ășltima turnĂȘ, sem leis de incentivo: ‘Para evitar fofoquinhas’
Gil anunciou nesta terça-feira, detalhes de sua Ășltima turnĂȘ, batizada de Tempo Rei
Gilberto Gil, 82 anos, anunciou nesta terça-feira, 6, detalhes de sua Ășltima turnĂȘ, batizada de Tempo Rei. Em uma coletiva de imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil, no centro de SĂŁo Paulo, Gil falou sobre como pensou sua despedida dos palcos, com inĂcio em março, em Salvador, sua cidade natal. “Preferia que fosse em julho, agosto. Março Ă© muito quente. Mas, tudo bem, vamos de calor”, disse Gil.
Depois de Salvador, a turnĂȘ passarĂĄ pelo Rio de Janeiro, SĂŁo Paulo, BrasĂlia, Belo Horizonte, Curitiba, BelĂ©m, Fortaleza e Recife. Com o tĂtulo emprestado da canção que Gil lançou em 1984, Tempo Rei terĂĄ uma grande estrutura e serĂĄ apresentada em arenas e estĂĄdios. A turnĂȘ se encerra em 2025. A prĂ©-venda, para clientes do Banco do Brasil, começam no dia 19 de agosto, e a venda geral, em 22 de agosto, no site da Eventim.
“O tempo Ă© a palavra que criamos para falarmos desse mistĂ©rio,” diz Gil, filosofando sobre a hora de dar adeus aos palcos, depois de quase 70 anos de carreira. “HĂĄ muito tempo tenho pensado em desocupar meu tempo. Desocupar de shows, tocar, cantar, encontrar pessoas, fĂŁs, entrar em aviĂ”es, trens, navios…”
Gil nĂŁo respondeu perguntas sobre como pretende em montar o repertĂłrio dessa Ășltima turnĂȘ e nem se ela passarĂĄ pelo exterior. As perguntas precisaram ser enviadas previamente pelos jornalistas, por meio de um QRCode. Gil lamentou. “NĂŁo ouvi a voz de nenhum jornalista. A tecnologia ajuda, mas atrapalha tambĂ©m. Essa Ă© uma das coisas que sentirei saudades. Tanto tempo conversando com jornalistas”, disse.
Sobre o tema da turnĂȘ, tempo, Gil disse que suas memĂłrias de carreira nĂŁo passam pela mĂșsica em si, mas por questĂ”es perifĂ©ricas, quando, por exemplo, ele teve que ajudar a descarregar equipamentos em um vilarejo na França.
“NĂŁo tenho boa memĂłria. Minha tendĂȘncia Ă© esquecer, principalmente os detalhes. Lembro de saltar de um trem perto de Nice. Eu e os mĂșsicos tivemos que descarregar nossos equipamentos. O trem sĂł parava dois minutos naquela estação. Peguei um case de um piano. Eu nĂŁo sou um carregador, mas consegui. Isso ficou na minha memĂłria. E ficarĂĄ para sempre”, diz. “Agora, com 82 anos, fica mais difĂcil carregar piano”, brinca Gil.
Gil diz que dos palcos sentirĂĄ falta do “microfone”. “Ă o que simboliza estar no palco. Comecei jĂĄ no tempo em que tudo jĂĄ era amplificado.”, diz.
Sem leis de incentivo
Flora Gil, mulher e produtora de Gil, diz que foi necessĂĄrio buscar patrocinadores para a Ășltima turnĂȘ. “NĂŁo querĂamos usar as leis de incentivo.VocĂȘs todos sabem o motivo.”, disse a empresĂĄria. “As fofoquinhas”, completa Gil.
Flora, que comanda a GegĂȘ ProduçÔes, Ă© produtora associada da 30e, produtora que tambĂ©m estĂĄ fazendo a turnĂȘ de nomes como Ney Matogrosso, CĂ©u, Paula Toller, Lenny Kravitz, Mariah Carrey, entre outros. A turnĂȘ terĂĄ patrocĂnio do Banco do Brasil, Correios, Rolex e Estrella GalĂcea.
Em paz com a aposentadoria
Em entrevista recente e exclusiva ao EstadĂŁo, Gil afirmou que “nĂŁo Ă© mais o artista da vez” no sentido comercial. “Eu nĂŁo sou mais um artista da vez, nĂŁo Ă©? Minha vez, nesse sentido do grande interesse mercadolĂłgico, jĂĄ nĂŁo Ă©. EntĂŁo, se acumulam vĂĄrios fatores”, disse o cantor, sobre a aposentadoria.
Gil tambĂ©m afirmou que nĂŁo perdeu o prazer de estar no palco, mas que, agora, ele vem acompanhando da necessidade de um grande esforço. “Ă um vigor para o qual jĂĄ Ă© necessĂĄrio muito esforço fĂsico. NĂŁo sĂł fĂsico, mas mental, espiritual, de linguagem. Nesse sentido da espiritualidade como linguagem, jĂĄ Ă© um esforço E uma das coisas que eu acho que a idade, a vida em geral, a vida desde sempre, desde cedo, mas ,especialmente, nas fases mais tardias do viver, Ă© adotar a lei do menor esforço”, disse.
Gil começou sua carreira em Salvador, onde nasceu, no inĂcio da dĂ©cada de 1960, em apresentaçÔes em emissoras de televisĂŁo locais. Começou a compor e gravar em 1962, ainda muito influenciado pelos cantores de rĂĄdio e pelas marchas de carnaval
Depois de se dedicar Ă vida acadĂȘmica, Gil foi projetado nacionalmente a partir de 1965, em SĂŁo Paulo, nos programas musicais da TV Record. No Festival de 1967, apresentou Domingo no Parque, ao lado do grupo Os Mutantes. A mĂșsica Ă© um dos pilares do Tropicalismo, ao lado de Alegria, Alegria, de Caetano Veloso.