Polícia Militar alerta para golpes telefônicos em circulação em Minas Gerais
PM orienta a população a desconfiar de ligações solicitando informações sensíveis e a registrar a ocorrência pelo 190
O 68º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, situado em Leopoldina, a cerca de 98 km de Juiz de Fora, alertou a população sobre dois golpes que estão sendo aplicados na região.
O primeiro, denominado “golpe da central telefônica”, consiste em ligações de criminosos se passando por representantes de bancos ou instituições financeiras. Os golpistas alegam clonagem de cartões ou movimentações suspeitas na conta, solicitando senhas e informações pessoais da vítima.
A PM orienta a população a desconfiar de ligações solicitando informações sensíveis (como número de documentos, endereços, etc), a não fornecer senhas ou dados pessoais por telefone, a não entregar cartões a terceiros e a entrar em contato com a instituição financeira por canais oficiais para confirmar qualquer informação.
No segundo golpe, denominado “golpe da ameaça”, os criminosos fazem ligações com ameaças de sequestro ou atentados à vida da pessoa que atende o telefone ou de pessoas próximas a ela. A Polícia Militar ressalta que não há registros de ocorrências relacionadas a essas ameaças na região, e orienta a população a manter a calma, desligar a ligação imediatamente, e entrar em contato com a Polícia Militar.
A corporação reforça a importância de registrar qualquer tipo de ocorrência dos golpes através do número 190, e orienta a população a ficar atenta a este tipo de golpe e a compartilhar essas informações com amigos e familiares.