Infrações persistem na Oswaldo Aranha
As ações educativas propostas há um mês pela Secretaria de Atividades Urbanas (SAU), Settra, Polícia Militar e os proprietários do Bar do Bigode, com o objetivo de evitar os estacionamentos irregulares e a ocupação da Rua Oswaldo Aranha, em São Mateus, ainda dependem de maior conscientização dos frequentadores da área. Segundo a assessoria de imprensa da Settra, cerca de dez a 15 multas têm sido aplicadas por dia no local. Cinco vagas de Área Azul foram desativadas e duas vagas de carga e descarga deslocadas para frente da banca de jornal, próxima aos bares, mas há motoristas que continuam imprudentes.
Para a SAU, o trabalho de orientação feito pelos proprietários dos bares já trouxe melhorias. A secretária Sueli Reis informou que o monitoramento da rua está sendo realizado diariamente e não há mais reclamações. No entanto, alguns moradores da área evitam passar pelo local. A pedagoga Eloísa Oliveira da Nóbrega, moradora da Rua São Mateus, é uma delas. Prefiro contornar pelas avenidas Rio Branco e Itamar Franco para chegar à minha rua. Para Célia Garrido, comerciante na região, os clientes não liberam as calçadas, e a sujeira deixada na rua incomoda os pedestres. A gente tem que disputar espaço com os carros para passar pelo local.
Um dos quatro proprietários do Bar do Bigode, Ademir Couto de Oliveira, disse que mantém, com frequência, conversas com os frequentadores. Vamos distribuir panfletos e expor placas orientando a retirada dos carros, mas o material ainda não está pronto. Para o proprietário, além das multas, os carros dos infratores deveriam ser guinchados.









