Lula reforça repasse de verba para obras no HU em reunião com reitores

Novos investimentos para reformas devem ser divulgados ainda nesta semana


Por Mariana Floriano

10/06/2024 às 19h06

Em reunião com reitores, nesta segunda-feira (10), o presidente Lula (PT) reforçou compromissos firmados com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), como o repasse de verba para retomada das obras no Hospital Universitário (HU). O aporte, anunciado no ano passado, destinará R$ 180 milhões do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo federal. Na reunião, estava presente a reitora da UFJF, Girlene Alves.

Conforme o Governo, serão investidos R$ 5,5 bilhões para a criação de dez novos campi, espalhados pelas cinco regiões do país, e melhorias na infraestrutura de todas as 69 universidades federais. O repasse que virá para UFJF não foi detalhado pela instituição. A expectativa é que o anúncio do montante da verba deve ser divulgado na próxima reunião do Conselho Superior, marcada para quarta-feira (12).

‘Coragem para acabar com a greve’

Lula
Reunião aconteceu nesta segunda-feira com anúncio de verba para Universidades Federais (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Sobre a paralisação dos professores federais e Técnicos Administrativos em Educação (TAE’s), Lula disse que a greve tem tempo para começar e também para terminar e é preciso que as lideranças sindicais tenham “coragem de acabar com a greve”. Sobre a declaração, o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da UFJF (Sintufejuf), Flávio Sereno, afirmou que “se o presidente considera que a greve já durou tempo demais, deveria cumprir todos os combinados e anunciados de 2023.”
Dentre eles, estaria a diminuição de desigualdades entre as carreiras no serviço público e a recomposição dos salários defasados por meio de reestruturação da carreira, duas das principais pautas da mobilização, não atendidas na última reunião que o Governo teve com os professores, no dia 15 de maio.

Na terça (11) uma reunião com a representação nacional dos trabalhadores, a Federação de Sindicatos de Trabalhadores técnico-administrativos em educação das instituições de ensino superior públicas do Brasil (Fasubra) vai discutir o que foi apresentado pelo Governo junto aos reitores. Simultaneamente, em Juiz de Fora, será realizada uma assembleia entre os servidores da UFJF. A reportagem também procurou a Associação dos Professores do Ensino Superior (Apes), que não se posicionou sobre a reunião.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.