Prazo para declarar Imposto de Renda termina nesta sexta-feira

A dois dias do fim do prazo, mais de 25 mil juiz-foranos ainda não transmitiram a declaração do Imposto de Renda; atraso na declaração resulta em multa


Por Pâmela Costa

29/05/2024 às 16h57

Os contribuintes que ainda não declararam o Imposto de Renda têm até esta sexta-feira (31) para fazer a declaração, obrigatória para aqueles que faturam mais que R$ 30.639,90 por ano. Segundo o Governo federal, aqueles que passarem do prazo e ficarem em débito para quitar o Imposto de Renda terão que pagar multa de 1% ao mês sobre o valor devido.

Em Juiz de Fora, até esta quarta (29), cerca de 118 mil pessoas transmitiram a declaração. A expectativa é que mais 25.652 pessoas declarem seus impostos nos próximos dias. No estado, 3.527.008 declarações foram transmitidas à Receita Federal.

Segundo dados do painel das declarações de Imposto de Renda enviadas à Receita Federal, disponibilizada on-line pelo Governo, o total de declarações transmitidas no prazo correto ultrapassa os anos de 2021 e 2022 – foram 3.233.638 e 3.486.267 declarações de Imposto de Renda emitidas dentro do prazo estipulado nos dois referidos anos, respectivamente. 

Nacionalmente, a Receita Federal informou que até as 7h desta quarta, 85,7% das declarações entregues no ano anterior já haviam tinham sido recebidas. O número equivale a aproximadamente 35 milhões, sendo a meta por volta dos 43 milhões. 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.