É Tempo de Cuidar do RS
“É tempo de sermos irmãos e de nos colocar juntos em oração, a partir da informação correta e da solidariedade.”
A CNBB lançou a campanha “É Tempo de Cuidar do RS”. Desde o dia 27 de abril, fortes chuvas vêm atingindo o Rio Grande do Sul, deixando um rastro de destruição, mortes e milhões de desabrigados pelas enchentes que atingiram 447 municípios. Diante dessa calamidade, o povo brasileiro tem demonstrado um impressionante espírito solidário. De norte a sul do país, indivíduos e organizações têm oferecido ajuda e apoio às vítimas das enchentes.
O Brasil sensibilizado compreendeu que “É Tempo de Cuidar do RS”. Em primeiro lugar de seu povo, para, na sequência, contribuir na reconstrução de suas vidas, moradias e do próprio estado. É tempo de sermos irmãos e de nos colocar juntos em oração, a partir da informação correta e da solidariedade. A partir do mote “Nossa oração e nossa doação geram Esperança”, a campanha vai promover iniciativas de oração, estímulo à caridade aos irmãos e irmãs atingidos pela força das chuvas.
Foi criado um site que será uma ferramenta de integração e divulgação da campanha na crença de que agindo juntos possamos gerar esperança para quem, neste momento, encontra-se marcado pela dor e desalento.
“Manifesto minha solidariedade em favor de todos que estão sofrendo esta catástrofe. Estou próximo a vocês e rezo por vocês”, disse Papa Francisco.
A identidade visual resgata a campanha “É tempo de cuidar”, que aconteceu durante a pandemia de Covid-19 e tornou-se um grande momento de envolvimento da Igreja no Brasil na oração e na solidariedade. Agora leva as cores do Rio Grande do Sul. O desenho de uma pessoa com o coração representa um coração que é sempre repleto da caridade de Cristo.
A campanha tem três eixos importantes: Oração – este eixo buscará incentivar e promover momentos permanentes de oração na CNBB e na Igreja no Brasil na intenção dos irmãos e irmãs que vivem no Rio Grande do Sul, compreendendo que a oração é sustento espiritual. A campanha vai estimular as pessoas a compartilharem suas inciativas de oração por meio da hashtag #EuRezoPeloRS; Solidariedade – neste eixo, a campanha buscará incentivar gestos concretos de solidariedade como a doação para o PIX do Sul 3 da CNBB
(PIX do Regional Sul 3 da CNBB/CNPJ: 33.685.686.0010-41/Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Sul 3) e também a divulgação do AJUDARS, uma importante ferramenta construída pelas igrejas do Sul, que canalizam e ajudam a integrar as diferentes formas de cooperação e solidariedade do Brasil e no sul do país; Informação – o eixo da informação buscará produzir e organizar conteúdos e informações corretas, com base na visão de parceiros locais que estão vivendo a realidade de perto. A informação, neste momento, é importantíssima para ajudar a perceber o que está sendo feito e o que pode ser feito para atenuar o sofrimento e a dor dos irmãos e irmãs do RS. É objetivo da campanha também dar visibilidade para as boas práticas e inciativas em curso pela Igreja no Brasil.
A Assessoria de Comunicação da CNBB está coordenando as ações da campanha junto a um grupo de comunicadores do Brasil, incluindo a Comissão Episcopal para Comunicação e os 19 regionais da CNBB, a Signis Brasil, a Pascom Brasil e arquidioceses e dioceses com vistas à produção de conteúdos voltados para as televisões e rádios de inspiração católica e redes sociais. O conteúdo será publicado no hot site da Campanha: É tempo de cuidar do RS – CNBB.
Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail ([email protected]) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.