Exposição no Forum da Cultura destaca representações de Nossa Senhora
Com mais de 30 obras, “Azul é teu manto, branco é teu véu” segue em cartaz até o dia 29 de maio, com visitações gratuitas de segunda a sexta no Forum
Com nome inspirado em uma canção nascida da fé do povo e que percorre gerações, a exposição “Azul é teu manto, branco é teu véu” entra em cartaz no Forum da Cultura da UFJF e integra a programação da 22ª Semana Nacional dos Museus, com o tema central “Museus, educação e pesquisa”. A mostra segue até o dia 29 de maio, com visitações gratuitas, de segunda a sexta, das 10h até às 19h.
Propondo uma viagem através da história, memória e cultura, a exposição conta com mais de 30 obras criadas por artesãos brasileiros, representando diferentes manifestações de Maria, inspiradas em relatos de suas aparições. “Azul é teu manto, branco é teu véu” promete, ainda, reflexões sobre o patrimônio religioso, sua preservação e a representação do feminino na iconografia da arte sacra brasileira.
As peças, de porcelana, gesso, madeira, resina, entre outras matérias-primas, reforçam a conexão do público com a figura da mãe, no Cristianismo, representada por Maria. Entre essas obras, oriundas de diferentes cidades, como Juiz de Fora (MG), Belo Horizonte (MG), Ouro Preto (MG), São João del-Rei (MG), Mariana (MG), além de uma da Itália, as representações da Nossa Senhora da Conceição se destacam. A riqueza de detalhes conquistam e despertam sensações.
Estatutárias de N. Sra. da Conceição, trabalhadas pelo artista mineiro Jorge Cruz com o uso de cerâmica, carregam a pureza de tal figura. Optando por deixar os olhos das santas com tinta a óleo e as outras partes com tinta fosca, o artista conseguiu trazer um brilho especial no olhar da obra.
Criada pelo artista Expedito, a imagem da Nossa Senhora Aparecida, feita em saco de aniagem, também cativa atenção, reforçando as inúmeras possibilidades artísticas de cada região do país.
Seguindo as representações, o público poderá conferir, também, a pintura “Madona”, de 1978, que traz vivacidade a partir de suas cores e traços. Sua identidade visual é marcante com elementos e referências da artista plástica Nice Nascimento Avanza, autora da obra.
Na exposição, figuras do catolicismo são simbolizadas, algumas com representações diferentes das tradicionais. “Azul é teu manto, branco é teu véu” promete trazer arte popular de forma natural, intensa e repleta de inspiração, independentemente de suas crenças.