Novelas turcas e o seu fenômeno entre o público brasileiro

Por Natália Mancio

As novelas turcas têm conquistado o coração dos telespectadores brasileiros de uma forma surpreendente. Liderando os rankings de mais vistos, elas são repletas de drama, romance e reviravoltas.

As produções têm ganhado um espaço cada vez maior nos serviços de streaming, mas, afinal, o que pode estar impulsionando esse sucesso avassalador e como isso reflete nas preferências do público brasileiro?

Os gêneros abordados pelas novelas turcas são diversos, atendendo a diferentes preferências de público. Além disso, essas produções exploram emoções e dilemas humanos universais, como amor, traição, vingança e redenção, o que as torna facilmente identificáveis e envolventes para o público brasileiro, já apaixonado por grandes dramas e ser noveleiro raiz.

Eu acredito que um aspecto crucial para a expansão do público das novelas turcas no Brasil é a qualidade das dublagens. Com uma dublagem muito bem-feita, essas produções se tornam mais acessíveis para os espectadores brasileiros, permitindo que eles mergulhem nas histórias sem barreiras linguísticas.

 

Novelas turcas - coluna qualquer poltrona
Será isso amor? – Novela turca disponível no Max (crédito da imagem – reprodução do streaming)

Um detalhe que chama atenção das produções turcas é que ao contrário das novelas brasileiras, que muitas vezes são gravadas em estúdios pré-montados, as novelas turcas são feitas nas ruas, o que cria uma sensação de proximidade entre os atores e os fãs.

Complexidade das tramas e personagens nas novelas turcas

As novelas turcas muitas vezes apresentam enredos complexos e personagens multidimensionais, que fogem dos estereótipos tradicionais. Essa riqueza de tramas e personagens contribui para o engajamento do público e para a construção de narrativas envolventes, mantendo os espectadores sempre ansiosos pelo próximo capítulo. Nenhum personagem é 100% perfeito ou 100% errado, são todos seres humanos com defeitos e qualidades.

Se você está em busca de novas séries turcas para maratonar, separei algumas sugestões:

GloboPlay

Hercai: Amor e Vingança: Uma trama repleta de reviravoltas, vingança e paixão.

Fatmagul: Um clássico que narra a jornada de uma mulher em busca de justiça após um evento traumático.

Max

Será Isso Amor?: Uma história de amor inesperada entre dois personagens que começam como inimigos, mas logo descobrem sentimentos profundos um pelo outro.

Iludida: Para quem gosta de um toquezinho de suspense e uma boa história de desejo e traição

Netflix

O Famoso Alfaiate: a novela é repleta de suspense e drama e conta a história de um alfaiate que herda o antigo negócio do avô e começa a desvendar alguns mistérios dentro de sua própria família.

The Club: uma mulher com um passado conturbado que trabalha em uma casa noturna, recebe a oportunidade de se reconectar com a filha que deu para adoção e decide tentar criar um relacionamento com a jovem.

Com tantas opções cativantes e emocionantes, as novelas turcas continuam a conquistar cada vez mais fãs no Brasil, provando que a teledramaturgia não tem fronteiras quando se trata de tocar os corações do público. Prepare a pipoca e embarque nessa jornada de emoções, na poltrona de sua casa!

E aproveite para conferir um trecho de minha coluna no programa Tribuna Transamérica sobre o tema:

Natália Mancio

Natália Mancio

Natália Mancio é jornalista - especialista em marketing digital e comunicação integrada. Educadora de cinema e artes visuais, com 15 anos de experiência e atuação na área. Apaixonada por cinema e séries, fã assumida de Friends e Poderoso Chefão, de onde surgiu a sua vontade de estudar mais sobre cinema e televisão.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também