Karim Aïnouz concorre à Palma de Ouro com filme ‘Motel destino’

Longa gravado no Ceará é o único filme da América Latina na lista divulgada na última semana


Por Maria Eduarda Camargo e Flávio Pinto, Agência Estado

15/04/2024 às 12h05- Atualizada 15/04/2024 às 12h09

Motel destino
Thriller erótico, “Motel destino” é protagonizado por Fábio Assunção, Iago Xavier e Nataly Rocha (Foto: Divulgação)

“Motel destino”, do diretor brasileiro Karim Aïnouz, está na seleção oficial do Festival de Cannes de 2024 e é o único filme latino-americano da lista, que conta com produções de Francis Ford Coppola e Yorgos Lanthimos. A 77ª edição da premiação francesa será realizada entre 14 e 25 de maio.

“Motel destino” é protagonizado por Fábio Assunção, Iago Xavier e Nataly Rocha. O filme é um thriller erótico gravado inteiramente no Ceará, que conta a história de Heraldo, um jovem que chega a um estabelecimento de beira da estrada e transforma completamente a vida cotidiana do local.

Apresentado como “um retrato íntimo de uma juventude cujo futuro foi roubado por uma elite tóxica e esmagadora”, o filme é o oitavo trabalho do diretor e marca sua sexta passagem por Cannes.

Em 2023, o Aïnouz também fez parte da seleção oficial do festival com “Firebrand”, longa estrelado pela vencedora do Oscar, Alicia Vikander, e por Jude Law, que ainda é inédito no Brasil.

O cineasta celebrou em suas redes sociais a indicação: “Cheio de alegria! Hoje é carnaval no Ceará!”. Ele é idealizador dos sucessos “Madame Satã” e “Céu de Suely”.

Produção de “Motel destino”

“Motel destino” é uma colaboração entre a Cinema Inflamável e Gullane, com coprodução internacional da Maneki Films da França e The Match Factory da Alemanha, em parceria com Brouhaha Entertainment e Written Rock Films (Reino Unido).

Além disso, o filme conta com coprodução da Globo Filmes, Telecine e Canal Brasil, e recebeu apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. No mercado nacional, a distribuição ficará a cargo da Pandora Filmes, enquanto as vendas internacionais serão gerenciadas pela The Match Factory.

A narrativa nasceu da parceria de Aïnouz com o Laboratório de Roteiro do Porto Iracema das Artes, escola de formação técnica e criativa para alunos da rede pública de ensino, sediada em Fortaleza, da qual é um dos orientadores.

Confira a lista completa dos indicados do Festival de Cannes 2024:

“O segundo ato”, de Quentin Dupieux

“O aprendiz”, de Ali Abbasi

“Motel destino”, de Karim Aïnouz

“Bird”, de Andrea Arnold

“Emilia Perez”, de Jacques Audiard

“Anora”, de Sean Baker

“Megalopolis”, de Francis Ford Coppola

“The Shrouds”, de David Cronenberg

“The substance”, de Coralie Fargeat

“Grand tour”, de Miguel Gomes

“Marcello Mio”, de Christophe Honoré

“Feng Liu Yi Dai”, de Jia Zhang-Ke

“All we imagine as light”, de Payal Kapadia

“Kinds of kindness”, de Yorgos Lanthimos

“L’amour ouf”, de Gilles Lellouche

“Diamant brut”, de Agathe Riedinger

“Oh, Canada”, de Paul Schrades

“Limonov – The ballad”, de Kirill Serebrennikov

“Parthenope”, de Paolo Sorrentino

“The girl with the needle”, de Magnus Von Horn

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.