Cerca de 300 alunos participam do Challenge Day em JF
Perto do Dia Mundial da Atividade Física, Faculdade Universo propõe desafios de exercícios funcionais e de calistenia aos discentes
Em lembrança ao Dia Mundial da Atividade Física, comemorado em 6 de abril, cerca de 300 alunos do curso de Educação Física da Faculdade Universo participarão de um Challenge Day, desafio que faz parte de uma campanha mundial de incentivo à prática de atividade física regular como meio de combate ao sedentarismo, bem como estímulo à adoção de um estilo de vida mais saudável. A ação acontece nesta quinta-feira (4), no estacionamento da faculdade, e contempla exercícios funcionais, como o cabo de guerra, além de movimentos de calistenia.
O projeto é organizado pelo coordenador do curso, Hely Loque, e pelo professor Anderson Occhi. Segundo o docente, a ideia é resgatar nos alunos a vontade de praticar atividade física. “É um benefício multifatorial. Eles começam a entender a organização de um evento, que não é fácil, e são protagonistas do momento, porque, além de educadores físicos, vão praticar. Muitos estão estudando isso, mas estão inativos. Então, vão poder relembrar o que é o esforço, atividade física e trabalho em grupo”.
Ainda conforme Occhi, a proposta é que o evento seja o início de uma nova fase em Juiz de Fora. “Queremos marcar esse dia no calendário da cidade. O Dia Mundial da Atividade Física não pode passar em branco, precisamos da prática em grande escala para que a gente tenha reconhecimento. Esperamos que tudo isso respingue na população”, diz o professor.
Anos atrás, mais ações aconteciam nesse dia no município, afirma Occhi. “Os organizadores colocam cidades do mundo todo para competir de forma on-line. Juiz de Fora já disputou com uma cidade do México, por exemplo. A decisão era por um somatório de quem mais se mobilizava. A nossa ideia é voltar com isso e fazer uma disputa sadia entre as faculdades de educação física locais”.
O Challenge Day
O Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo à prática de atividade física regular como meio de combate ao sedentarismo, bem como estímulo à adoção de um estilo de vida mais saudável. Ele foi originado em 1983, no Canadá, quando o país passava por um inverno rigoroso. Para o bem-estar dos moradores, o prefeito Clifford Wright sugeriu que todos fossem caminhar. A ideia era fazer com que as pessoas se aquecessem enquanto se mexiam. No ano seguinte, Clifford convidou a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, quando foi criada a essência do Challenge Day.
Já no Brasil, desde 2018, a partir da Lei 13.645, o Dia do Desafio passou a ser uma data comemorativa nacional, em busca de incentivar ações esportivas, a serem realizadas por, no mínimo, 15 minutos, em empresas privadas, em órgãos da administração pública, direta e indireta, em estabelecimentos escolares, nos lares, nos espaços públicos e em quaisquer outros lugares que permitam o convívio saudável entre as pessoas.