JF Imperadores vence na estreia do Mineiro de futebol americano
Equipe superou o Tigres no domingo, em Ipatinga, por 14 a 0
O JF Imperadores começou a temporada 2024 com o pé direito. No domingo (24), a equipe foi a Ipatinga enfrentar o Tigres Futebol Americano, em jogo válido pela primeira rodada do Grupo B do Gerais Bowl, etapa inicial do Campeonato Mineiro, e venceu por 14 a 0. Com a vitória, os Imperadores assumiram a liderança de sua chave, mas com uma partida a mais que o Contagem Inconfidentes Futebol Americano, que ainda não estreou na competição.
A vitória por 14 a 0 foi construída com dois touchdowns, ambos convertidos pelo running back Leandro, além de dois extra points, marcados por Victor Franzone. Apesar de o placar passar a impressão de que o jogo não apresentou muitas dificuldades, Marcos Nogueira, o Markin, presidente e quarterback do JF Imperadores, explica que a partida foi muito dura para a equipe juiz-forana.
“Viajamos com uma equipe bem reduzida, devido a vida pessoal de alguns atletas que não puderam comparecer ao jogo, e tivemos que fazer alguns improvisos em algumas posições. A viagem é longa, a gente ficou mais de 24 horas longe de Juiz de Fora, e nem todos conseguiram participar. Mas temos que valorizar as pessoas que foram e conseguiram trazer a vitória para o Imperadores. Todos batalharam bastante, nossa defesa teve um bom desempenho, não tomou nenhum ponto. O ataque foi um pouco instável, mas conseguiu fazer o resultado”, relata Markin.
O próximo jogo do JF Imperadores é no dia 7 de abril, em Juiz de Fora, contra o Contagem Inconfidentes. Para essa partida, Markin espera encontrar um adversário complicado. “É uma equipe que não conhecemos muita coisa, mas sabemos que eles terão alguns jogadores do Cruzeiro que vão jogar na equipe deles. A gente sabe que será um jogo duríssimo, um grande desafio, mas temos que lutar bastante para tentar garantir nossa vaga nas semifinais do Gerais Bowl”, projeta.
JF Imperadores busca chegar às finais pelo 3º ano seguido
O Campeonato Mineiro de futebol americano é dividido em duas etapas. A primeira é a Gerais Bowl, composta por seis equipes divididas em dois grupos, que se enfrentam dentro da chave em turno único. O primeiro de cada grupo avança diretamente às semifinais, enquanto os segundos e terceiros se enfrentam no Wild Card.
Na segunda etapa, o Minas Bowl, os quatro semifinalistas do Gerais Bowl se juntam aos finalistas do estadual de 2023, Galo FA e América Locomotiva. As equipes de Belo Horizonte estão no Wild Card, e irão enfrentar os derrotados nas semifinais da primeira fase da competição. Os finalistas do Gerais Bowl estão classificados às semifinais da etapa decisiva do Campeonato Mineiro.
Markin acredita que o JF Imperadores poderá repetir o desempenho das edições de 2022 e 2023, e chegar novamente ao Minas Bowl, etapa que decide o título de Campeonato Mineiro. “No primeiro ano, a gente perdeu para o Cruzeiro, e no segundo, para o América. Então, acho que temos, novamente, boas possibilidades de chegar à final”, afirma o quarterback.
*Estagiário sob a supervisão do editor Gabriel Silva