Juiz de Fora não deve receber os maiores volumes de chuva da região

Previsão aponta 50 milímetros de chuvas por dia; Inmet colocou região em alerta vermelho


Por Vinicius Soares

22/03/2024 às 14h43- Atualizada 22/03/2024 às 17h20

Mesmo estando sob alerta de chuvas intensas até segunda-feira (25), Juiz de Fora não deve receber os maiores volumes de precipitação da região. De acordo com estimativa da Defesa Civil de Juiz de Fora com base em diferentes fontes meteorológicas, a previsão para o município é de valores próximos a 50 milímetros por dia, até segunda-feira (25). A expectativa é inferior à divulgada Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na quinta-feira (21), que projetou chuvas superiores a 60 milímetros por hora e ventos fortes.

Apesar de projetar um volume de chuvas menor que a do Inmet, a Defesa Civil ressalta que as equipes da Prefeitura de Juiz de Fora estão de plantão, e orienta que a população siga as orientações para proteção, como ter atenção a indícios de ameaça de deslizamentos, como trincas e fissuras nas moradias, evitar transitar em áreas com histórico de alagamento ou próximas a cursos d’àgua e não forçar a passagem de veículos em áreas alagadas. Caso necessário, acione a Defesa Civil, através do telefone 199.

Alerta vermelho para chuvas

Na quinta-feira (21), o Inmet divulgou um alerta vermelho para municípios da Região Sudeste, incluindo cidades da Zona da Mata, com início na madrugada desta sexta-feira (22), até a manhã de domingo (24). Segundo a publicação, era esperado Juiz de Fora precipitações superiores a 60 milímetros por hora, e ventos fortes, além de grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e enxurradas.

*Estagiário sob a supervisão do editor Gabriel Silva

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.