Dia D de combate à dengue ocorre em 11 bairros neste sábado

Segundo a PJF, a iniciativa já recolheu cerca de 77 toneladas de materiais que acumulam água, para diminuir a proliferação do vetor da dengue


Por Nathália Elis Fontes*

14/03/2024 às 12h00

Neste sábado (16), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) volta a realizar o Dia D de enfrentamento à dengue, zika e chikungunya. Desta vez, a ação irá contemplar moradores dos bairros Santa Luzia, Bela Aurora, Ipiranga, Teixeiras, Borboleta, Jardim Casablanca, Nova Germânia, São Pedro, Parque São Pedro, Caiçaras 1 e 2, nas zonas Sul e Oeste. O objetivo é eliminar objetos que podem acumular água parada e, assim, contribuir com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças. Nesta quarta-feira (13), Juiz de Fora teve a primeira morte por dengue confirmada em 2024.

Os moradores podem deixar na porta de suas residências objetos como latas, recipientes plásticos, garrafas, pneus, pias e sucatas. Os caminhões e equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) vão realizar o recolhimento dos materiais entre 8h e 14h. É preciso que os moradores deixem os objetos na rua apenas na data escolhida para a retirada do Demlurb. A PJF ressalta também que não faz parte da ação o recolhimento de resíduos como móveis antigos, restos de obra, madeira e outros.

Ainda de acordo com a Administração municipal, as equipes do Boniteza se reúnem semanalmente para vistoriar os bairros da cidade, realizar visitas domiciliares, notificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e realizar o recolhimento de entulhos. A ação destaca a importância das visitas domiciliares como parte do tratamento focal, já que a maioria dos focos do mosquito se encontra dentro dos imóveis.

Desde que a iniciativa começou, em fevereiro, foram recolhidas cerca de 77,25 toneladas de materiais que acumulam água, segundo a PJF. No total, 3.042 residências receberam visitas da equipe da ação, que já passou nos bairros Linhares, Milho Branco, Filgueiras, Grama, Granjas Bethânia, Granjas Triunfo, Parque Guarani, Vila dos Sonhos, Vila Montanhesa, Dom Bosco, Santa Cecília, Democrata e Jardim Glória.

mutirao contra dengue pjf
Foto: Divulgação PJF

Como denunciar focos de dengue? 

A população pode realizar denúncias anônimas sobre locais de focos do mosquito da dengue, o Aedes aegypti, em Juiz de Fora, através do site JF Contra o Aedes

As denúncias também podem ser feitas pelo WhatsApp, no número (32) 98432-4608, ou pelo e-mail [email protected]. Além disso, qualquer um dos 11 postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) recebem essas reclamações.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.