Interdição de trecho da Avenida Brasil causa engarrafamento em pontos da cidade
Parte da via foi fechada na quarta-feira para montagem de passarela do samba do Carnaval 2024; veja alternativas sugeridas no trânsito
As mudanças no trânsito de Juiz de Fora, provocadas pela montagem da Passarela do Samba do Carnaval 2024, causaram um engarrafamento em pontos da cidade na manhã desta quinta-feira (8). Desde a quarta (7), parte da Avenida Brasil foi fechada para a finalização da montagem da estrutura, fazendo com que a passagem na margem direita, entre as ruas Feliciano Pena e Oscar Surerus, no Bairro Mariano Procópio, na Zona Nordeste de Juiz de Fora, fosse interditada. Além disso, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) também informou que a Rua Mariano Procópio passa, a partir desta quinta, a funcionar em sentido único para o Centro, entre a Avenida dos Andradas e a Praça Agassis.
As alterações provocaram uma extensa fila de veículos, engarrafamento gerado também em vias próximas do local, como a Rua Henrique Burnier. Conforme o aplicativo Waze registrou às 7h30, o trânsito nesta via, no Bairro Mariano Procópio, já apresentava retenção com os carros passando a 4 km/h, em média, e precisando de 15 minutos para deixar a rua.
O trânsito também é intenso na Rua Cel. Vidal, paralela à Rua Henrique Burnier, com os carros passando em velocidade média de 11 km/h. Outros pontos de lentidão no tráfego da região, ainda conforme o aplicativo de navegação por GPS, ocorrem na Avenida Olavo Bilac e na Rua Mariano Procópio.
Alternativas diante do engarrafamento
Conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), a melhor opção para os veículos de pequeno e médio porte que desejam acessar a Avenida Brasil é, após a Praça Agassis, acessar a Rua Ewbank da Câmara e, na sequência, a Rua Oscar Surerus, ao lado do Clube Dom Pedro, onde o semáforo com a Avenida Brasil foi desligado. Veículos de grande porte devem seguir o percurso pela Rua Antônio Lagrota até a Avenida Brasil.
Outra opção de itinerário para quem segue da Zona Norte para o Centro é passar pela Avenida Rui Barbosa, em Santa Terezinha, Rua Alencar Tristão e acessar a Avenida Rio Branco pela Garganta do Dilermando.