Ascomcer vai disponibilizar mensalmente exames preventivos gratuitos para mulheres

Projeto “Saúde para Todos”, do Instituto Assistencial Plurividas, começa nesta sexta-feira em uma unidade móvel em frente ao Hospital


Por Nathália Elis Fontes*

31/01/2024 às 11h45

O Hospital Ascomcer, em parceria com o projeto “Saúde para Todos”, do Instituto Assistencial Plurividas, disponibilizará 60 vagas por mês para exames preventivos gratuitos. A primeira ação começa nesta sexta-feira (2) em uma unidade móvel em frente ao hospital, situado na Avenida Itamar Franco, 3.500, no Bairro Cascatinha, Zona Sul de Juiz de Fora. Os atendimentos irão ocorrer nos horários de 8h às 12h e de 13h às 17h. Os exames têm como público-alvo pacientes da instituição e também outras mulheres da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). As pessoas interessadas devem agendar os exames diretamente com o Instituto através do WhatsApp (32) 9 9865-9108.

De forma humanizada, o Instituto Assistencial Plurividas oferta consultas e atividades educativas junto à comunidade, também através de parcerias. No projeto “Saúde para todos” são oferecidos atendimentos médicos ginecológicos com realização de colpo citológico e encaminhamento a mamografia, se necessário, e/ou outros exames complementares para a saúde da mulher. Em caso de achados suspeitos ou necessidade de cirurgias ginecológicas, as pacientes serão encaminhadas para os procedimentos e tratamentos na Ascomcer.

O foco do projeto é principalmente a prevenção do câncer de colo de útero, causado por infecção sexualmente adquirida com certos tipos de HPV, e do câncer de mama, com foco principalmente nas mulheres moradoras da Zona Norte de Juiz de Fora.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste, enquanto o de colo de útero está em terceiro lugar. Para o ano de 2022, foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. Já em relação ao câncer de colo de útero, para cada ano do triênio 2023-2025, foram estimados 17.010 casos novos.

O projeto “Saúde para Todos” conta com o apoio do Ministério das Mulheres e disponibiliza um ônibus especial para oferecer atendimentos móveis em diversos pontos da cidade, levando saúde e informações às mulheres que necessitam. O Plurividas já realiza atendimentos de saúde na Zona Norte de Juiz de Fora, onde está situado, oferecendo serviços como fisioterapia, consultas oftalmológicas, atendimento ginecológico em unidade de saúde móvel e promoção de eventos educativos na área da saúde.

*Estagiária sob a supervisão do editor Bruno Kaehler

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.