Feira de móveis em Ubá reúne 80 expositores e espera 20 mil visitantes
Com início na segunda-feira (22) e término na quinta (25), a Femur coloca em contato pessoas de todos os níveis da cadeia produtiva dos móveis
A 16ª edição da Feira de Móveis de Ubá e Região (Femur), considerada a maior feira de móveis de Minas Gerais, acontece em Ubá até esta quinta-feira (25). A iniciativa prevê receber cerca de 20 mil visitantes durante os dias de evento, que reúne no local mais de 80 expositores, além de lojistas, imprensa e diversas lideranças políticas e empresariais. A feira é realizada no Pavilhão do Horto Florestal de Ubá, com realização do Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (Intersind), contando com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e da Prefeitura de Ubá. Com o slogan “Pessoas que movem negócios”, o objetivo é justamente reunir pessoas que impulsionam o setor, sendo um espaço de colaboração para todos que participam na cadeia produtiva dos móveis, desde a concepção até o consumo.
Os expositores levaram para a feira uma diversidade de móveis de todos os modelos, estilos e tendências, servindo para diferentes cômodos da casa e para utilidades distintas. Como destaque, o evento traz o conceito “Criado, fabricado, utilizado por pessoas”, que valoriza quem está por trás dos produtos e também as formas de uso que podem ser feitas. Somente no primeiro dia do setor, quase 3 mil visitantes compareceram para conferir as novidades no setor.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) esteve no evento acompanhado do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio. O governante destacou a relevância da feira para o setor moveleiro e destacou o potencial do evento em angariar clientes e estimular a indústria da região. “É preciso mostrar aquilo que nossa indústria produz. Então, este é o momento dos fabricantes, que são centenas aqui na região, mostrarem lançamentos, novidades, inovações. Além disso, é um turismo de negócios. Eu tenho a certeza de que os hotéis devem estar lotados em toda a região. E isso gera movimentação econômica. Como governador, tenho enorme satisfação em comparecer em um evento tão importante para o estado”, afirmou, na ocasião.
Durante a cerimônia de abertura, Aureo Barbosa, do Intersind, também apresentou as novidades do evento e agradeceu pelo apoio a mais uma edição da feira. “A Femur é uma das realizações mais importantes do segmento moveleiro do Brasil. Muito obrigado a todos vocês que representam o governo de Minas Gerais, autoridades presentes, empresários, todos aqueles que acreditam e continuam acreditando no potencial do polo moveleiro de Ubá”, disse o presidente do Intersind.
Já o prefeito de Ubá, Edson Teixeira, reforçou o apoio ao polo moveleiro da região. “Temos sempre muito prazer em ver o desenvolvimento da nossa indústria, de toda a região. Ubá fica muito feliz em receber tantos empresários, tantos fornecedores, tantos clientes nesta época”, destacou.
Premiação e memorial
Nesta edição, a feira conta ainda com novidades, incluindo a divulgação da programação diária na Rádio Intersind e o 5º Prêmio Design Sustentável, que celebra as iniciativas de design com foco na sustentabilidade. Esse concurso reconhece e premia projetos que incorporam princípios sustentáveis em sua concepção, e incluem categorias para artesão, estudante, indústria e profissional.
Também foi inaugurado, na ocasião, o Memorial do Polo Moveleiro de Ubá, que conta a história das indústrias da região, abordando sobre o crescimento do setor e as iniciativas que fizeram parte desse projeto. O Polo Moveleiro de Ubá e Região é conhecido por ter conseguido reunir mais de 400 empresas de móveis de diferentes cidades de Minas Gerais, tendo gerado para esta região mais de 16 mil empregos diretos e 20 mil indiretos.