Temperatura deve cair e chuvas seguem em Juiz de Fora; confira a previsão para a semana

Último boletim do Inmet indica que acumulado de chuvas em janeiro equivale a cerca de 60% da precipitação prevista para o mês


Por Bernardo Marchiori

22/01/2024 às 17h55

Previsao do Tempo Felipe Couri
Previsão para esta terça-feira em Juiz de Fora é de chuva com trovoadas, além do céu nublado (Foto: Felipe Couri)

As condições climáticas na Zona da Mata para a semana seguem o padrão das últimas: céu nublado com chuva e trovoadas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), diferente de outras localidades de Minas Gerais – a tendência é de diminuição das chuvas no Norte e no Leste e de maior instabilidade no Oeste -, o ciclo diurno de temperatura e umidade favorece a ocorrência das típicas pancadas de verão na região. A maior alteração, conforme a previsão do órgão, é na temperatura, que deve apresentar declínio.

A previsão para esta terça-feira (23) em Juiz de Fora é de chuva com trovoadas, além do céu nublado. A temperatura pode variar entre 16 e 26 graus. Os números são menores que os registrados segunda (22), que teve mínima de 18,2 graus e máxima de 26,8. Além disso, o Inmet alerta que as condições atmosféricas na terça estarão favoráveis para a ocorrência de chuva intensas, entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm no dia, acompanhadas de rajadas de vento que podem atingir 60 km/h. A situação pode atingir localidades isoladas em Minas Gerais.

Ainda segundo dados do Inmet, o clima para quarta, quinta e sexta-feira na Zona da Mata não deve sofrer grandes variações. A tendência é que a chuva persista, mas com a prevista queda na temperatura. No último boletim divulgado pelo instituto, a precipitação acumulada em Juiz de Fora até o momento equivale a 60,2% da climatologia prevista para janeiro, com mais de 70% do mês completo.

*Bernardo Marchiori, estagiário sob a supervisão da editora Carolina Leonel.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.