Estatal chinesa manifesta interesse na concessão da BR-040
Edital para relicitação do trecho entre Juiz de Fora e Nova Lima já foi publicado, e leilão está marcado para abril
Considerada uma das maiores empresas do ramo de infraestrutura, a China Railway Construction Corporation (CRCC), estatal chinesa que atua em diversos mercados, como o ferroviário, de construções e financeiro, manifestou interesse em participar do leilão da BR-040, no segmento entre Minas Gerais e Rio de Janeiro. A informação foi publicada pelo jornal “Valor Econômico”. O edital para relicitação do trecho da BR-040 entre Juiz de Fora e Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no dia 29 de dezembro. Já o edital para concessão da rodovia entre Juiz de Fora e Rio ainda é aguardado.
Na modalidade leilão, a concorrência no segmento mineiro da estrada está marcada para o dia 11 de abril, a partir das 14h, na Bolsa de Valores de São Paulo. O trecho em questão – privatizado há cerca de dez anos e atualmente administrado pela Via 040, do grupo Invepar – tem 232 quilômetros de extensão e precisa de várias melhorias, porque ainda conta com pista simples (sem mureta divisória) e falta de acostamento em muitos pontos, como publicado em matéria da Tribuna em 2023.
Conforme o “Valor”, a estatal chinesa estaria de olho em projetos bilionários de investimento em infraestrutura no Brasil. Em julho do ano passado, a própria ANTT recebeu a visita de representantes da CRCC International Investment (CRCCII) e da CRCC 20th Bureau Group Brasil Branch (CRCC20), subsidiárias CRCC. Na ocasião, os visitantes foram apresentados à carteira de projetos da ANTT.
“Durante a reunião, o diretor-geral da Agência, Rafael Vitale, apresentou a estrutura organizacional da ANTT, números acerca das concessões ferroviárias, rodoviárias, transporte de cargas e passageiros. Vitale também apresentou as recentes inovações implementadas nos modelos de contrato da Agência. Os visitantes puderam também tirar dúvidas acerca da carteira de projetos da ANTT, das autorizações ferroviárias e dos instrumentos disponíveis para a manutenção do equilíbrio nas concessões”, informou a Agência Brasil.
A empresa chinesa, presente em mais de 140 países, já estaria responsável pela construção da ponte Salvador – Ilha de Itaparica, na Bahia, e também teria interesse na concessão de 214 quilômetros de rodovias no litoral paulista.
Sobre a BR-040
Quem vencer a licitação para exploração da infraestrutura da BR-040 entre Juiz de Fora e Nova Lima pelos próximos 30 anos deverá prestar serviços de recuperação, manutenção, conservação, operação e monitoramento, implantar melhorias, manter o nível de serviço e ainda ampliar a capacidade do sistema rodoviário. O contrato tem previsão para ser assinado em 9 de julho, segundo a ANTT. O investimento previsto é de R$ 5 bilhões, e os custos operacionais são da ordem de 3,7 bilhões.