Torneio de futebol de base reĂșne mais de 750 atletas em JF
Edição de aniversĂĄrio da Copa Alta MalĂcia começa no dia 19 deste mĂȘs
A edição comemorativa do aniversĂĄrio de dois anos da Copa Alta MalĂcia de Futebol de Base começa no dia 19 de janeiro. A competição, que vem se consolidando como importante para revelar jovens jogadores em Juiz de Fora e regiĂŁo, terĂĄ 34 equipes e mais de 750 atletas, dispostos nas categorias sub-7, sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17. O torneio serĂĄ realizado em duas sedes: a Arena Portugal, no Bairro Aeroporto, Cidade Alta, recebe as partidas do sub-7 e sub-9, e os jogos das demais categorias acontecem no Campo do Vargem Grande, em Belmiro Braga. O campeonato vai atĂ© 27 de janeiro.
As categorias sub-7, sub-11, sub-15 e sub-17 possuem cinco equipes, enquanto a categoria sub-9 tem oito times, e a sub-13, seis. Das 34 equipes participantes, apenas duas nĂŁo sĂŁo de Juiz de Fora: o Elo Sport, de SĂŁo Paulo, e o Vargem Grande, de Belmiro Braga. A Copa Alta MalĂcia conta com a participação de clubes tradicionais do futebol juiz-forano, como Tupi, Sport e Uberabinha.
Os finalistas de cada categoria receberão medalhas, enquanto campeÔes e vice recebem troféus. Além disso, os artilheiros e goleiros menos vazados também serão premiados. A arbitragem e os melhores técnicos de cada categoria ganharão medalhas.
Adeilson Santana, organizador da Copa Alta MalĂcia, avalia a importĂąncia do torneio para o futebol de base da regiĂŁo. “NĂŁo tinha competição nesse nĂvel aqui em Juiz de Fora. NĂłs procuramos trazer algo novo para cĂĄ e estĂĄ sendo muito bem aceita”, explica.
Adeilson tambĂ©m destaca o desejo de melhorar cada vez mais a estrutura para os jogadores que irĂŁo participar da Copa Alta MalĂcia. “Estamos procurando trazer uma condição melhor para os jogadores, para as equipes que vĂȘm de fora, para que Juiz de Fora tambĂ©m fique conhecida no cenĂĄrio nacional das competiçÔes de categoria de base”.
Oportunidade em grandes clubes
A quarta edição da Copa Alta MalĂcia, realizada em agosto de 2023, contou com a seleção de 13 atletas para testes nas categorias de base do GrĂȘmio. Para esta edição, o campeonato jĂĄ possui a presença confirmada de um observador tĂ©cnico do Cruzeiro. “Nas outras ediçÔes, jĂĄ foram selecionados mais de 70 atletas que foram para clubes, porque a gente tambĂ©m traz observadores de equipes de todo o Brasil”, destaca.