Deputada Delegada Ione reúne lideranças da Zona da Mata
PUBLIEDITORIAL
Políticos da região cobraram mais recursos da União para ações nos municípios
A deputada federal Delegada Ione (Avante), em parceria com o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Paraibuna e com a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Pomba, reuniu dezenas de lideranças políticas para debater a retomada do desenvolvimento econômico e do protagonismo politico da Zona da Mata.
Durante o evento, que contou com a participação do Gerência Executiva e Negocial de Governo – GIGOV – da Caixa Econômica Federal, a deputada disse que, em todas as suas visitas aos municípios da região, ouviu sempre o apelo pela necessidade urgente da retomada do desenvolvimento regional. “As prefeitas e os prefeitos cobram mais participam no Estado e da União para impulsionar suas atividades econômicas”.
A Delegada Ione lembrou que, nas últimas décadas, várias ações foram implementadas com o propósito de retomar o desenvolvimento da Zona da Mata, mas as demandas permanecem as mesmas. “Isso acontece porque falta a efetiva participação dos atores locais. Prefeitas, prefeitos, vereadoras e vereadores precisam deixar de serem vistos somente como executores das políticas.”
Para a deputada, as lideranças políticas locais precisam ser ouvidas na hora de identificar os problemas e de apontar alternativas de solução. “É assim que vamos alcançar um desenvolvimento local e regional efetivo, com avanço dos indicadores econômicos e sociais disseminados por todos os municípios da região.”
Por fim, a Delegada Ione reafirmou o compromisso de cobrar do governo federal mais recursos para os municípios. “A União precisa parar de repassar responsabilidades e não repassar recursos. É muito fácil impor inúmeras obrigações aos municípios sem o dinheiro necessário para fazer frente a essas obrigações.”
Segundo ela, o conflito federativo entre a União, que arrecada muito, e os municípios, que recebem pouco para execução de políticas públicas, levou as prefeituras ao colapso. “O Brasil tem várias realidades. Minas Gerais tem várias realidades. A nossa região tem várias realidades. Precisamos de mais autonomia aqui na ponta. Temos que acreditar mais no cidadão e no município.”
Procuradoria da Mulher Itinerante em JF
A reunião de trabalho da Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados Itinerante prevista para acontecer em Minas Gerais foi realizada em Juiz de Fora, no último dia 27 de novembro, atendo o pedido da deputada federal Delegada Ione (Avante), que é procuradora-adjunta do colegiado.
O evento foi realizado na Câmara Municipal e contou com a presença da Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, deputada Soraya Santos (PL), e de parlamentares de Juiz de Fora e de vários outros municípios da Zona da Mata.
Delegada Ione ressaltou a importância de se fortalecer nas câmaras municipais a rede de proteção às mulheres. “Esse encontro é uma oportunidade para fortalecer a atuação em defesa das mulheres e também para incentivarmos que mais mulheres possam participar ativamente da política e ocupar espaços de decisão”.
A Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados tem como objetivo garantir a aplicabilidade dos direitos das mulheres. Para a gestão do biênio 2023-2025, o colegiado terá como foco de atuação três eixos principais: o combate à violência contra a mulher, em especial o feminicídio e a violência política; a saúde da mulher, com atenção para a violência obstétrica e a autonomia financeira das mulheres brasileiras.