Açúcar e afeto: aprenda a fazer um doce que combina com o Natal
Andréa Cíntia, do Maria Pipoca, ensina receita de brownie que pode ser servido em formato de guirlanda
Virou o calendário. Chegou dezembro. E, oficialmente, a cabeça já vai para o Natal: já é hora de pensar nos presentes, mas, também, na ceia da família. Como a data, por si só, geralmente, é correria pura, o ideal é pensar em pratos práticos e gostosos e que, ainda, sirvam a família toda à vontade (e, quem sabe, ainda sobre para o almoço do dia seguinte). Foi pensando nisso que o Receita de Família foi atrás de um prato para já ajudar a pensar no cardápio da data. E, para começar com açúcar e afeto, a Andréa Cíntia, do Ateliê Maria Pipoca, sugere um brownie de nescau que se transforma até em uma guirlanda para enfeitar a mesa natalina: gostoso e bonito.
Andréa Cíntia sabe fazer doce desde que se entende por gente. Aprendeu com a bisavó e, aos poucos, foi se profissionalizando, até criar, há mais de 20 anos, o Maria Pipoca. Ela já começou fazendo brigadeiros e doces finos, focados em festas. Apesar de tanto tempo dedicado ao ofício de confeiteira, Andréa seguiu se especializando para apresentar aos clientes um doce “diferente”, como ela mesma conta. Mas diz: “Eu faço do mais simples até o mais sofisticado”. Apesar disso, são os doces bonitos que ela mais gosta de fazer. “Não pode julgar o livro pela capa. Mas quando se olha para um doce fino, por exemplo, é difícil pensar que é ruim. Só pode ser gostoso”, ri.
E, além do bonito, é o “diferente”, como ela também fala, que a atrai: dos doces até a comida do dia a dia em sua casa, ela sempre busca o que vai além do arroz e feijão. “Eu gosto de fugir do tradicional.” É por isso que quando vai pensar nos doces que vai oferecer aos clientes, pesquisa e testa bastante, até chegar no mais diferente e, claro, gostoso. E isso vale para as datas comemorativas também: Natal e Páscoa, principalmente. As opções vão de docinhos para presentear até tortas maiores para a ceia mesmo. O cardápio do Maria Pipoca para o Natal pode ser conferido no Instagram.
E, para o Receita de Família já em clima natalino, o brownie faria todo sentido: ele é fácil de fazer e ela pensou em um formato que deixa a ceia bem bonita, em forma de guirlanda. Além disso, ela apresentou uma série de opções para rechear e enfeitar. “Dá para colocar bombons que vendem no mercado mesmo, frutas, pode fazer de red velvet, rechear com leite ninho e colocar kinder ovo em cima, por exemplo, ou fazer de chocolate branco”, enumera.
Para a coluna, ela preparou um em forma redonda mesmo, para moldar a guirlanda. Colocou alguns itens natalinos em volta que servem de inspiração para a mesa da ceia. Neste caso, ela fez uma cobertura de doce de leite com coco e decorou com brigadeiros cobertos por miçangas comestíveis vermelha e verde e cereja e uva – ela passou as frutas em uma tinta comestível dourada, que deixa bem charmoso o brownie. O que não faltam é opções para deixar a ceia mais gostosa e mais bonita.
Brownie de Nescau
Ingredientes
Por Andréa Cíntia
4 ovos
1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
150g manteiga
2 xícaras farinha de trigo
2 e 1/2 xícaras de Nescau
50g nozes picadas
Modo de preparo
Bata na mão com um fouet os ovos, o açúcar, a manteiga derretida. Acrescente o achocolatado e a farinha de trigo. Misture bem com um fouet. Essa é uma massa que fica bem pesada. Asse por aproximadamente 25 minutos em forma bem untada e enfarinhada (ou com papel manteiga) em forno pré-aquecido a 180ºC até que a massa fique craquelada (rachada). Lembre-se de que cada forno tem seu tempo. Quando estiver assando, assim que levantar a casquinha, espere 2 minutos e tire do forno, deixando esfriar.
Conheça outras histórias e receitas aqui