Exposição no Espaço Rh apresenta peças artesanais vindas da Índia

A abertura acontece nesta sexta, das 18h às 22h, e a exposição continua até o dia 22 do mesmo mês


Por Tribuna

29/11/2023 às 07h30- Atualizada 29/11/2023 às 11h49

PECASINDIANAS4 DIVULGACAO
A exposição conta com cerca de vinte itens, muitos deles são peças típicas e feitas artesanalmente (Foto: Divulgação)

A exposição ‘Indian Design’ chega ao Espaço Rh com peças artesanais vindas da Índia e que buscam celebrar as cores, a cultura e a energia desse país. A curadoria do evento foi feita por Andrea Peres e as peças foram trazidas por Rosania Ferreira de Souza, com convite do empresário Luiz Espada. A abertura acontece nesta sexta-feira (1), das 18h às 22h, e a exposição continua até dia 22 de dezembro.

Rosania já viaja para a Índia com frequência há cerca de 27 anos, mostrando ter um conhecimento vasto sobre a cultura de lá e a relação com a arte. “Comecei a visitar lá, inicialmente, pela ligação com a espiritualidade. Mas logo começaram a surgir oportunidades de trabalho e de me aprofundar mais nessa cultura”, explica. 

PECASINDIANAS3 DIVULGACAO
(Foto: Divulgação)

Da última viagem que fez para lá, foram selecionadas peças que apresentam a forma de expressão artística do país através de bordados, tecidos, tapeçarias e esculturas. Como ela explica, a Índia é uma das mais antigas civilizações que ainda mantém sua cultura milenar preservada, tendo técnicas artísticas que são feitas pelas mesmas famílias há séculos e que são ensinadas de pai para filho. 

“Separamos pashiminas, tapeçaria bordada a mão, tapetes de kilim, por exemplo, para mostrar isso”, conta. Ao todo, são cerca de vinte itens que vão ser expostos e vendidos no local. “Temos peças típicas, feitas artesanalmente por pessoas qualificadas, em famílias que trabalham com esse tipo de artesanato com conhecimento milenar”, conta.

Leia mais sobre cultura aqui

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.