O ano de 2024 será marcado pelas Olimpíadas de Paris, que reunirá atletas de todo o mundo, em diversas modalidades. Uma das principais é o vôlei, e o Brasil garantiu vaga no masculino e feminino.
Com isso, os fãs do evento não veem a hora de fazer palpites em casas de apostas com bônus e acompanhar tudo em tempo real, sem perder nenhum detalhe dos confrontos, que vão agitar os jogos mais uma vez.
No vôlei feminino, as equipes já classificadas são: Brasil; Turquia; Estados Unidos; Polônia; República Dominicana; Sérvia e a França, que é o país-sede. Ainda restam vagas a serem definidas pelo ranking mundial da Federação Internacional de Vôlei (FIVB).
Já no masculino, estão confirmados: Brasil; Alemanha; Canadá; Estados Unidos; Japão; Polônia e a França, mais uma vez como país sede. Assim como no feminino, as vagas restantes serão definidas pelo ranking, após a Liga das Nações em 2024.
Vale destacar que são 12 seleções em cada categoria nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Como foi a classificação do Brasil no Feminino?
No Grupo B, o Brasil teve que ir até o Japão. Além das donas da casa, estavam na chave a Turquia, Bélgica, Bulgária, Porto Rico, Argentina e Peru. Após bons jogos iniciais, as brasileiras foram atropeladas pela Turquia, 3 a 0.
Com isso, chegaram na última rodada precisando vencer as donas da casa, que contavam com casa cheia. O resultado foi um triunfo emocionante por 3 a 2, com parciais de 21/25, 25/22, 25/27, 25/15 e 10/15.
A classificação no masculino
Em casa, o Brasil teve a companhia de Alemanha, Cuba, Itália, Ucrânia, República Tcheca, Irã e Catar. Dessa forma, precisavam ficar entre os dois primeiros para garantir a classificação.
Após perder para a Alemanha, os brasileiros chegaram na última rodada para disputar a vaga contra a Itália, em um clássico mundial. Com muita emoção, os brasileiros venceram o primeiro set, mas levaram a virada. No quarto, triunfo por 25 a 17. Dessa forma, no Tiebreak, a vitória veio por 15 a 11, com muita emoção.
Vôlei nas Olimpíadas: como é?
Na primeira fase as equipes são distribuídas em dois grupos, de acordo com o Ranking Mundial da FIVB. O país sede e o atual campeão são os cabeças de chave. Portanto, são cinco jogos para cada equipe na primeira fase, com os quatro melhores de cada grupo avançando.
A partir da segunda fase, é a hora do mata-mata, com as quartas de finais, semifinais e a grande decisão. Os perdedores nas semifinais disputam o terceiro lugar, que vale o bronze.
Na última edição, a França levou o ouro no masculino e os Estados Unidos no feminino. As mulheres brasileiras ficaram com a prata, enquanto os homens perderam a disputa do bronze.