Barracas de camping em imóvel tombado
Imgem foi feita às 7h desta terça-feira (6)
Uma cena inusitada surpreendeu quem passou pelo Calçadão da Halfeld, no início da manhã de terça-feira (6). Duas barracas de camping estavam montadas no topo das escadas do Cine-Theatro Central, prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e administrado pela UFJF. O registro fotográfico foi feito por volta das 7h. Um leitor, que preferiu não ser identificado, afirma que havia três supostos moradores de rua dormindo no local, mas fora das tendas. A Secretaria de Assistência Social (SAS) chegou a ser acionada. Porém, quando as equipes chegaram, o grupo já havia deixado o local.
Segundo a assessoria da pasta, em casos como este, a abordagem acontece no sentido de orientar os indivíduos a se deslocarem para abrigos. Caso haja móveis e outros objetos na área ocupada, o recolhimento é de responsabilidade da Secretaria de Atividades Urbanas. A fiscalização esteve no local, mas também não encontrou as barracas ou seus proprietários.
De acordo com a Pró-Reitoria de Cultura da UFJF, a administração do teatro foi comunicada sobre a situação – já recorrente e alvo de atenção da instituição -, e uma solução para garantir a integridade do patrimônio nos períodos em que permanece fechado está sendo buscada.








