Igreja São Sebastião realiza missas inclusivas para pessoas com transtorno autista
Medida começa a partir de domingo e visa inclusão e respeito às pessoas com TEA durante as celebrações
A Igreja São Sebastião, localizada na Praça Hermenegildo Vilaça, no Centro de Juiz de Fora, realizará missas inclusivas a partir de domingo (12). A iniciativa visa melhorar a participação nas celebrações de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social. As missas acontecem sempre às 9h.
Segundo informações da paróquia, a ideia foi proposta para o padre Wieslaw Kaminski, responsável pela igreja, por uma mãe que frequentava a comunidade. O sacerdote informa que a diferença estará na postura dos fiéis em relação às pessoas com espectro autista ou deficientes que estarão na Eucaristia. “Por exemplo, as pessoas com TEA podem andar, falar alto, ou até se mostrar agressivas. É importante entender que elas são assim, ter paciência, compreensão e não reclamar que alguém atrapalha ou não tem respeito com a Missa”, explica.
A medida foi apoiada nas redes sociais da comunidade, o que destaca a importância da inclusão e respeito às pessoas com TEA.
*Estagiária sob supervisão do editor Gabriel Silva