Semana começa com calor e alerta para tempestade
Outubro atingiu marca de terceiro mês mais chuvoso da média histórica registrada pelo Inmet em Juiz de Fora
Fortes chuvas podem atingir Juiz de Fora no início desta semana, conforme aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta para tempestades, publicado nesta segunda-feira (30), tem duração até a manhã desta terça (31). A Defesa Civil do município também publicou aviso, com possibilidade de chuva forte se estendendo até a manhã de quarta (1º).
As chuvas podem ter de 50 a 100 milímetros acumulados ao longo do dia, com ventos fortes e possibilidade de queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estrago em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Essa instabilidade ocorre por conta da formação de uma frente fria subtropical sobre o Oceano Atlântico. A condição favorece a formação de nuvens e, consequentemente, o tempo abafado. Em Juiz de Fora, nesta terça, a máxima pode atingir os 31 graus, com mínima na casa dos 18. O céu fica nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
O calor e a chuva também marcaram a segunda-feira. Os termômetros do 5º Distrito de Meteorologia, que ficam no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora, registraram máxima de 31,2 graus e mínima de 18,5.
Terceiro outubro mais chuvoso da história
Segundo a Defesa Civil, este outubro foi o terceiro mais chuvoso desde 1960, ano em que o Inmet começou a disponibilizar dados históricos sobre chuvas na cidade. Ao todo, foram 302,8 milímetros de chuva, valor 157,48% maior do que o esperado para a época.
Outubro marca o retorno do período chuvoso para a cidade, que também tem chamado atenção pela força dos ventos. No último domingo (29), o Inmet registrou ventos de 92,16 km/h na cidade.