Festival Primeiro Plano oferece oficinas gratuitas
Inscrições seguem abertas até a próxima sexta-feira
Até a próxima sexta-feira (20), às 22h, estarão abertas as inscrições para as oficinas temáticas do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades, que acontece entre os dias 24 e 29 de outubro no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno. Conforme a organização do evento, ao todo, serão oferecidas três imersões para estudantes, profissionais e simpatizantes do cinema, totalizando 55 vagas. Os cursos acontecem entre os dias 25 e 28 de outubro, paralelo à programação de exibições de curtas e longas do festival.
Em 2023, as oficinas oferecidas pela organização do Primeiro Plano são: Direção de Arte, com Emanuelle Vaccarini; Atuação e as câmeras, conduzida por Ricardo Martins; e Realização Audiovisual – arquivo memória e fabulação, por Marcos Yoshi.
Todas as oficinas são gratuitas e possuem vagas limitadas. O preenchimento das turmas levará em consideração o ramo de atividade do inscrito e a afinidade com o tema escolhido. Além disso, é importante que o interessado tenha disponibilidade de estar presente durante as imersões, que ocorrem em dias e horários distintos, a depender do tema escolhido. As inscrições podem ser feitas através do site do festival.
Leia mais sobre cultura aqui
Conheças oficinas
Direção de arte
Dias: 26, 27 e 28 de outubro
Local: Anfiteatro João Carriço
Horário: 9h até 13h
Vagas: 20
Desenvolvimento de processos criativos e metodologias de atuação em direção de arte. Funções da equipe e relações com outros departamentos. Estudo de elementos pró-fílmicos para desenvolvimento do projeto visual da obra audiovisual. Materialidade do espaço cênico e suas implicações narrativas. Caracterização e composição da personagem.
A atuação e as câmeras
Dias: 25 a 28 de outubro
Local: Teatro Paschoal Carlos Magno
Horário: 9h às 12h
Vagas: 20
A oficina é direcionada principalmente a atores e atrizes que buscam entender ou elaborar, através da percepção da linguagem cinematográfica, seus processos de atuação em trabalhos no audiovisual.
Realização audiovisual: arquivo, memória e fabulação
Dias: 25 a 28 de outubro
Local: Teatro Paschoal Carlos Magno
Horário: 9h às 12h
Vagas: 15
O objetivo da oficina é estimular os participantes a encararem o material de arquivo, seja ele doméstico ou público, como impulso inicial para concepção de projetos audiovisuais. Abordar o arquivo de forma transversal por meio de sua potencialidade histórica, afetiva, estética e política.