Exército abre as portas da instituição para estreitar laços
Encontro reuniu profissionais da imprensa, influenciadores e estudantes de Comunicação
O Exército de Juiz de Fora promoveu, na quarta (4) e na quinta-feira (5), o programa “Conheça seu Exército”, na 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha. A iniciativa contou com a presença de profissionais de órgãos da imprensa, influenciadores digitais e estudantes de Comunicação. O principal objetivo do encontro foi estreitar as relações do Exército Brasileiro e apresentar os desafios cotidianos enfrentados pelos militares.
No primeiro dia da programação, após a recepção dos participantes e entrega de kits, com crachá, camisa e material informativo sobre o Exército, foram realizadas palestras, com o objetivo de apresentar as Forças Armadas e compartilhar os resultados obtidos em algumas operações.
Nesse contexto, o general Júlio César Belaguarda Nagy de Oliveira mostrou a dimensão do Exército, sua organização, valores e visão de futuro. O general destacou as expectativas, que são, principalmente, o alcance de maior agilidade, força e presença. Além disso, enfatizou a importância da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, apresentando os programas de apoio à sociedade, treinamentos realizados e projeção em âmbito nacional e internacional.
A primeira visita foi marcada, ainda, por demonstrações e simulações de situações vivenciadas diariamente pelos militares, como a perícia de um acidente violento e a evacuação de uma autoridade em risco. Ao final do dia, os participantes puderam conhecer e dar uma volta no veículo militar blindado de combate, o VBTP-MR Guarani.
No segundo dia, os convidados tiveram contato com as atividades práticas da profissão. Foram apresentados tipos de nós e amarrações usados durante a escalada, realizada em seguida. Para essa etapa, os visitantes foram convidados, se à vontade, a escalar, em uma estrutura própria para a atividade, e fazer descida em um rapel. Por fim, foi feita demonstração de preparação e de tiro de combate.
O programa encerrou na tarde de quinta-feira, com a entrega dos certificados para os participantes e uma pesquisa com feedback do projeto, que será usada na organização das próximas edições. Segundo o general Nagy, a iniciativa é importante na medida em que oportuniza um maior entendimento dos trabalhos realizados pelo Exército, despertando maior confiança na instituição.