Ouça agora

Consultório


Por Tribuna

12/08/2012 às 07h00

Desconforto auditivo

Sempre que faço viagens longas de carro tenho a sensação de ouvido entupido. Isso me causa muito desconforto. É normal esse tipo de problema? O que posso fazer para resolvê-lo?

O leitor preferiu não se identificar

Geralmente quem apresenta essa sensação de ouvido tampado possui algum tipo de obstrução da tuba auditiva, canal de comunicação entre o ouvido e o nariz. Esse canal serve para arejar o ouvido médio. Quando ocorre a sensação de ouvido tampado, pode ser que o indivíduo tenha alguma disfunção tubária. Por isso é importante procurar um especialista para fazer o diagnóstico adequado.

Evandro Ribeiro de Oliveira, otorrinolaringologista

Alimentação canina

Tenho um cachorro de estimação e gostaria de oferecer, além da ração, outros tipos de alimentos. O que é recomendável, e não traz danos à saúde do animal?

A leitora preferiu não se identificar

A ração é o alimento principal do animal, mas podemos oferecer frutas e vegetais. Entretanto, devemos evitar as frutas mais ácidas, como abacaxi, kiwi e acerola. Já no caso dos vegetais, não ofereça aqueles com alta concentração de carboidratos como a batata e o inhame, por exemplo. Dessa forma, não ocorrerá nenhum desequilíbrio na dieta do animal e, consequentemente, ele terá uma nutrição mais saudável.

José Átila Prazeres de Souza, veterinário