Exposição destaca a Feira da Pechincha no Teatro Paschoal Carlos Magno

Mostra fica instalada na Galeria Ruth de Souza até o próximo dia 22


Por Tribuna

10/09/2023 às 07h00

Divulgacao Funalfa
Ao todo, são expostos dez painéis que retratam trabalhadores da feira, cujas faces são criadas através da sobreposição dos produtos que cada um comercializa (Foto: Divulgação/Funalfa)

Até o próximo dia 22, a Galeria Ruth de Souza, instalada no Teatro Paschoal Carlos Magno, sedia a mostra “É dia de feira!”. A exposição reúne painéis artísticos de Mariana de Andrade e Rodrigo Dias e conta com visitação gratuita e livre para todos os públicos, de terça a sexta-feira, das 9h às 21h. O projeto tem financiamento do Edital Murilão do Programa Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).

A proposta é apresentar ao público um registro artístico-cultural da chamada Feira da Pechincha, que, há mais de 50 anos, acontece todos os domingos nas ruas próximas à Feira Livre da Avenida Brasil, ressaltando o valor da atividade como propriedade cultural de Juiz de Fora. Ao todo, serão expostos dez painéis de 1,50m x 1m e um maior, com 2m x 1,50m, que retratam trabalhadores da feira, cujas faces são criadas através da sobreposição dos produtos que cada um comercializa.

Para Rodrigo Dias, as imagens ressaltam, além da diversidade de artigos ofertados no local, sua importância social. O artista pontua que a Feira da Pechincha, ao longo do tempo, propiciou lazer, encontros e trocas econômicas e sociais para as pessoas que a frequentam, configurando uma ressignificação da paisagem urbana em pleno centro da cidade.

O projeto, que tem como proponente Juraci Teodora de Andrade, busca alcançar desde os visitantes mais frequentes da feira até as pessoas que nunca estiveram no local, constituindo uma atração para pessoas de todas as idades e classes, incluindo estudantes, trabalhadores, acadêmicos, aposentados e visitantes de outros centros urbanos.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.