Comunidade se une para revitalizar posto policial de Ibitipoca

Ação consolidou a implantação do distrito na Rede Integrada de Proteção ao Turismo


Por Mariana Floriano

04/09/2023 às 18h48

IBITIPOCA Amai Divulgacao 2
Revitalização do espaço cumpre pré-requisito para que distrito possa pleitear a reabertura do posto, inoperante desde 2016 (Foto: Divulgação/Amai)

A população do distrito de Conceição do Ibitipoca, em Lima Duarte, se reuniu nesta segunda-feira (4) para revitalizar o posto da Polícia Militar (PM), que atualmente está inoperante, na entrada da vila. A ação, conforme a Associação de Moradores e Amigos de Ibitipoca (AMAI), consolida a implantação definitiva do distrito na Rede Integrada de Proteção ao Turismo.

O tesoureiro da Amai, Marcos Horácio, conta que os moradores de Ibitipoca, juntamente com policiais militares, agentes da Prefeitura de Lima Duarte e alunos da escola municipal Padre Carlos, limparam o posto, pintaram as paredes e plantaram mudas de flores no canteiro principal. “Foi uma ação de participação comunitária que é exigida no processo de integração de Ibitipoca na Rede de Proteção ao Turismo.”

A revitalização do espaço cumpriu pré-requisito para que o distrito pudesse pleitear, posteriormente, a reabertura do posto, tema que ainda será tratado em reuniões da Rede Integrada de Proteção ao Turismo. As reuniões acontecem mensalmente com representantes da comunidade, da Amai e das forças policiais. “Ficamos hoje o dia inteiro em um esforço coletivo para garantir que o posto fique nas melhores condições e Ibitipoca se torne apta para receber as ações da Rede.”

Posto desativado desde 2016

Conforme exposto pela Tribuna na semana passada, a unidade da PM na vila está desativada desde 2016. A falta de policiamento faz com que a sensação de insegurança aumente e as ocorrências sejam subnotificadas. Conforme depoimentos colhidos pela Tribuna, o número de furtos e invasões a estabelecimentos tem aumentado na região.

Desde julho de 2022, o distrito de Conceição do Ibitipoca debate a instalação da Rede de Proteção Integrada ao Turismo, uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, encabeçada pela Polícia Militar do estado em consonância com órgãos estaduais e municipais. O objetivo é garantir a segurança da população e preservação da região, que abriga o Parque Estadual do Ibitipoca.

A reportagem entrou em contato com a Polícia Militar para entender o que muda agora que Conceição do Ibitipoca integra oficialmente a Rede Integrada de Proteção ao Turismo, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.