É muito comum vermos empresas passando por um período de estresse financeiro por problema no fluxo de caixa, e que podem ser acarretados por diversos fatores, como inadimplência, gastos e perdas não previstas, prejuízos recorrentes, prazos de pagamento e recebimento.
Por Daniel Oliveira
Um dos grandes problemas financeiros no dia a dia das organizações se refere à conseguir administrar o fluxo de caixa e indicadores financeiros para que seja possível pagar todas as contas do dia a dia e também de um possível investimento a ser realizado pela organização.
É muito comum vermos empresas passando por um período de estresse financeiro por falta de caixa, e que podem ser acarretados por diversos fatores, como inadimplência, gastos e perdas não previstas, prejuízos recorrentes, prazos de pagamento e recebimento.
Dentre esses cenários as empresas veem a necessidade de ter um capital de giro para poderem passar por esses períodos com mais facilidade, ou conseguir expandir seus negócios, e poder esperar o negócio ganhar força para poder se rentabilizar por conta própria.
Dito isso, chega o momento de definir e estabelecer qual é o valor necessário de Capital de Giro para a empresa poder suportar esse período de estresse ou bancar o período de maturação do novo negócio ou investimento.
E é nesse ponto que muitas empresas erram ou travam, e acabam não conseguindo capital de giro necessário para o momento.
Capital de Giro por essência é a diferença entre os recursos disponíveis e a soma de todas as obrigações das organizações em determinado período. Pode parecer simples, mas na prática acaba por ser mais complexo que isso por vários fatores, como o volume de vendas, inadimplência, prazos negociados de pagamento e recebimento.
Para se levantar de forma mais assertiva possível, qual é a real necessidade de capital de giro da empresa é preciso ter um entendimento grande do negócio, de seus custos reais de produção ou prestação de serviço, as despesas totais da organização, as saídas de caixa já existente, as receitas e perfil dos clientes existentes. É importante ter um conhecimento de macroeconômico de mercado, e principalmente do segmento que está inserido o negócio.
Existem algumas maneiras de se elaborar uma ferramenta para análise de necessidade de capital de giro, e aqui vamos utilizar a ferramenta do Fluxo de Caixa Projetado, que já falamos em postagens anteriores aqui.
Para exemplificarmos melhor vamos dividir a análise de capital de giro em duas formas, uma sobre a perspectiva de um negócio já em funcionamento, e outra da abertura de um novo negócio.
Análise da necessidade de capital de giro de uma empresa já em funcionamento
Vamos imaginar o cenário que a empresa já está estabelecida no mercado tendo resultado econômico positivo já a algum tempo e vem tendo crescimento nas vendas mês após o outro, porém ela não vem conseguindo ter geração de caixa positiva, e após análise prévia foi identificado a necessidade de ter um capital de giro para suportar financeiramente esse período.
O primeiro passo que precisamos identificar neste exemplo é o porquê a empresa vem tendo resultado econômico positivo já a algum tempo e não está conseguindo ter geração de caixa positiva.
Aqui encontra-se um dos pontos mais importantes para conseguir ter uma assertividade melhor no levantamento do Capital de Giro, pois o problema para a falta dessa geração de caixa pode ser uma inadimplência que vem raptando parte do resultado da empresa, pode ser que o crescimento vem também em decorrência de uma mudança do perfil de clientes que passaram a comprar com prazo mais longo a partir de certo momento, e assim o resultado da empresa pode estar sendo represado pelo contas a receber corrente. Podemos entender que para suportar esse crescimento de vendas é necessário ter um aumento significativo de estoque para não perder vendas e com isso estamos aumentando nosso capital parado em estoque, ou pode ser apenas um descasamento entre o prazo médio de recebimento e pagamento.
Vamos considerar neste cenário que o problema identificado da empresa é a mudança de perfil do consumidor, pois passamos a vender também para consumidor final no varejo, e com isso esperávamos obter melhores resultados por conseguir vender a preços melhores, porém junto com os preços melhores veio a necessidade de conceder mais prazo para o cliente poder efetuar a compra.
Isso acarreta em uma maior necessidade de capital de giro em um primeiro momento em virtude do tempo que vamos receber do cliente esse recurso, que antes girava entre 30 e 45 dias de média, e hoje passa a ser de 60 a 75 dias em média, ou seja esse resultado melhor que a organização está tendo nas vendas vai demorar mais a chegar nas contas da empresa, mas seus custos e gastos com fornecedores seguem se mantendo os mesmo.
Neste cenário é preciso fazer um fluxo de caixa projetado, onde devemos contemplar esse tempo de recebimento. Se uma empresa vem faturando R$ 100.000,00 mês, possuí custos diretos de 70%, com um prazo médio de pagamento de 30 dias e tem um aumento nas vendas de 20% nos próximos 4 meses, a um prazo médio de recebimento de 60 dias, ele vai sentir apenas com esse movimento um aumento na necessidade de capital de giro de neste período de R$ 16.760,00
Veja os quadros abaixo:
Quadro 1 – Aumento nas Vendas e nos Resultados da Empresa
Mês 0
Mês 1
Mês 2
Mês 3
Mês 4
Vendas
100.000
120.000
144.000
172.800
207.360
Custos (70%)
-70.000
-84.000
-100.800
-120.960
-145.152
Despesas
-25.000
-25.000
-25.000
-25.000
-25.000
Resultado Econômico
5.000
11.000
18.200
26.840
37.208
Quadro 2 – Projeção de Fluxo de Caixa e Necessidade de Capital de Giro
Para analisar quando vamos receber as vendas, consideramos um prazo médio de 60 dias, já para as despesas e custos consideramos um prazo médio de pagamento de 30 dias.
Mês 0
Mês 1
Mês 2
Mês 3
Mês 4
Recebimento das Vendas
100.000
100.000
100.000
120.000
144.000
Pagamento dos Custos
-70.000
-70.000
-84.000
-100.800
-120.960
Pagamento das Despesas
-25.000
-25.000
-25.000
-25.000
-25.000
Geração de Caixa
5.000
5.000
-9.000
-5.800
-1.960
Necessidade de Capital de Giro
-9.000
-14.800
-16.760
Análise da necessidade de capital de giro de uma nova empresa
Vamos imaginar o cenário da mesma empresa, porém agora ela começando a suas operações do zero, e embora os sócios já tenham um capital levantado para fazer o negócio girar com os investimentos necessários e maquinário, ambos não tem certeza de qual a necessidade de capital de giro que a empresa irá precisar para poder começar a funcionar até que ela seja capaz de se manter por conta própria.
Dito isto o primeiro passo é conseguirmos projetar um movimento nas vendas da empresa nos primeiros meses de funcionamento até o momento em que ela comece a gerar caixa positivo na projeção e assim sabermos qual é o montante total de capital de giro que irá ser necessário para operacionalizar o negócio de forma planejada.
Como a empresa ainda é nova e não possuí um histórico de vendas, custos e despesas bem apurado para serem utilizados como base nas projeções, é necessário fazer um estudo de mercado para levantar quais serão os produtos ou serviços oferecidos para o cliente, entender e nichar qual o perfil dos possíveis consumidores, entender o mercado que está começando o negócio para verificar qual a fatia do mercado é possível ser absorvida nos primeiros anos de empresa.
É preciso levantar com possíveis parceiros e fornecedores os custos diretos da empresa, levantar os custos com pessoal e dimensionar o tamanho da equipe necessária, custos de instalação etc.
E neste cenário esses levantamentos e projeções são o ponto mais crítico exatamente pelo nível de incerteza que é envolvido, pois por se tratar de um novo negócio existes vários fatores externos que impactam diretamente no resultado da empresa, e que não estão sob gestão dos empresários. Portando é prudente fazer projeções de cenários pessimista, realista e otimista das projeções para tentar reduzir um pouco essa incerteza.
Vamos considerar neste cenário que o levantamento das despesas fixas da empresa vão girar em torno de R$ 25.000,00 por mês, e que o levantamento dos custos diretos vão assim como no modelo anterior ser de 70% das vendas, e que a empresa inicia suas operações com um faturamento de R$ 30.000,00 no primeiro mês, com um prazo médio de pagamento de 30 dias e tem um aumento nas vendas de 50% nos próximos 4 meses, a um prazo médio de recebimento também de 30 dias, ele vai sentir apenas com esse movimento um aumento na necessidade de capital de giro de neste período de R$ 57.250,00
Veja os quadros abaixo:
Quadro 3 – Aumento nas Vendas e nos Resultados da Empresa
Mês 0
Mês 1
Mês 2
Mês 3
Mês 4
Vendas
30.000
45.000
67.500
101.250
151.875
Custos (70%)
-21.000
-31.500
-47.250
-70.875
-106.313
Despesas
-25.000
-25.000
-25.000
-25.000
-25.000
Resultado Econômico
-16.000
-11.500
-4.750
5.375
20.563
Quadro 4 – Projeção de Fluxo de Caixa e Necessidade de Capital de Giro
Para analisar quando vamos receber as vendas, consideramos um prazo médio de 30 dias, já para as despesas e custos consideramos um prazo médio de pagamento de 30 dias.
Mês 0
Mês 1
Mês 2
Mês 3
Mês 4
Recebimento das Vendas
0
30.000
45.000
67.500
101.250
Pagamento dos Custos
0
-21.000
-31.500
-47.250
-70.875
Pagamento das Despesas
-25.000
-25.000
-25.000
-25.000
-25.000
Geração de Caixa
-25.000
-16.000
-11.500
-4.750
5.375
Necessidade de Capital de Giro
-25.000
-41.000
-52.500
-57.250
-51.875
Portanto podemos entender que fazer uma analise de capital de giro envolve inúmeras variáveis, onde algumas delas são controladas pela a própria organização, e algumas estão totalmente fora da gestão dos empresários. Além disso é importante entender primeiro o que está levando a empresa a ter essa necessidade de capital de giro, pois assim é possível ter uma assertividade maior nas projeções e analises, reduzindo assim as chances de levantar um recurso insuficiente.
Grupo Larch
Estratégias, processos, capital humano, tecnologia. Muito mais que uma consultoria empresarial, o Grupo Larch hoje é um parceiro de negócios que contribui para que empresas e seus líderes encarem seus desafios e encontrem os melhores caminhos.
A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de todos os cookies.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
__cfduid
1 month
The cookie is used by cdn services like CloudFare to identify individual clients behind a shared IP address and apply security settings on a per-client basis. It does not correspond to any user ID in the web application and does not store any personally identifiable information.
cookielawinfo-checbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-advertisement
1 year
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Advertisement".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
PHPSESSID
session
This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed.
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Cookie
Duração
Descrição
__atuvc
1 year 1 month
This cookie is set by Addthis to make sure you see the updated count if you share a page and return to it before our share count cache is updated.
__atuvs
30 minutes
This cookie is set by Addthis to make sure you see the updated count if you share a page and return to it before our share count cache is updated.
audit
1 year
This cookie is set by Rubicon Project and is used for recording cookie consent data.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Cookie
Duração
Descrição
_gat
1 minute
This cookies is installed by Google Universal Analytics to throttle the request rate to limit the colllection of data on high traffic sites.
YSC
session
This cookies is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Cookie
Duração
Descrição
__gads
1 year 24 days
This cookie is set by Google and stored under the name dounleclick.com. This cookie is used to track how many times users see a particular advert which helps in measuring the success of the campaign and calculate the revenue generated by the campaign. These cookies can only be read from the domain that it is set on so it will not track any data while browsing through another sites.
_ga
2 years
This cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to calculate visitor, session, campaign data and keep track of site usage for the site's analytics report. The cookies store information anonymously and assign a randomly generated number to identify unique visitors.
_gid
1 day
This cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to store information of how visitors use a website and helps in creating an analytics report of how the wbsite is doing. The data collected including the number visitors, the source where they have come from, and the pages viisted in an anonymous form.
_hjFirstSeen
30 minutes
This is set by Hotjar to identify a new user’s first session. It stores a true/false value, indicating whether this was the first time Hotjar saw this user. It is used by Recording filters to identify new user sessions.
APID
1 year
This cookie is used to store information of how a user behaves on multiple websites. This information is them used to customize the relevant ads to be displayed to the users.
GUC
This cookie is set by the provider Yahoo. This cookie is used for Yahoo conversion tracking.
taboola_session_id
session
The domain of this cookie is owned by trc.taboola.com. This cookie is used for creating a temporary per session user ID.
uvc
1 year 1 month
The cookie is set by addthis.com to determine the usage of Addthis.com service.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Cookie
Duração
Descrição
__qca
1 year 26 days
This cookie is associated with Quantcast and is used for collecting anonymized data to analyze log data from different websites to create reports that enables the website owners and advertisers provide ads for the appropriate audience segments.
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to deliver advertisement when they are on Facebook or a digital platform powered by Facebook advertising after visiting this website.
APIDTS
1 day
This cookie is set by the provider Yahoo.com. This coookie is used to collect data on visitor preference and behaviour on website inorder to serve them with relevant content and advertisement.
audience
1 year
The domain of this cookie is owned by Spotxchange. This cookie is used for targeting and advertising.
B
This Cookie is used by Yahoo to provide ads, contents or analytics.
fr
3 months
The cookie is set by Facebook to show relevant advertisments to the users and measure and improve the advertisements. The cookie also tracks the behavior of the user across the web on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin.
icu
3 months
This cookies is used to select ads and limit the number of a times a user sees a particular ad. The information stored in the cookies are how times an ad has been shown, how recently an ad has been shown, or how many total ads have been shown.
IDE
1 year 24 days
Used by Google DoubleClick and stores information about how the user uses the website and any other advertisement before visiting the website. This is used to present users with ads that are relevant to them according to the user profile.
IDSYNC
1 year
This cookie is used for advertising purposes.
khaos
1 year
This cookie is set by rubiconproject.com. The cookie is used to store user data in an anonymous form such as the IP address, geographical location, websites visited, and the ads clicked. The purpose of the cookie is to tailor the ads displayed to the users based on the users movement on other site in the same ad network.
loc
1 year 1 month
This cookie is set by Addthis. This is a geolocation cookie to understand where the users sharing the information are located.
mc
1 year 1 month
This cookie is associated with Quantserve to track anonymously how a user interact with the website.
t_gid
1 year
The cookie is set by taboola.com. The cookie assigns a unique user ID to users and use this ID for serving relevant advertisement and content.
test_cookie
15 minutes
This cookie is set by doubleclick.net. The purpose of the cookie is to determine if the user's browser supports cookies.
uuid
1 year 27 days
To optimize ad relevance by collecting visitor data from multiple websites such as what pages have been loaded.
uuid2
3 months
This cookies is set by AppNexus. The cookies stores information that helps in distinguishing between devices and browsers. This information us used to select advertisements served by the platform and assess the performance of the advertisement and attribute payment for those advertisements.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
This cookie is set by Youtube. Used to track the information of the embedded YouTube videos on a website.
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
Cookie
Duração
Descrição
___ws_d_st
30 minutes
No description
___ws_gid
78 years
No description
___ws_ses
30 minutes
No description
___ws_ses_sec
30 minutes
No description
___ws_vis
5 months 27 days
No description
___ws_vis_sec
5 months 27 days
No description
___ws-sr
session
No description
__io_cid
1 year
No description
__rd_experiment_version
No description
_gat_UA-22130941-1
1 minute
No description
_hjAbsoluteSessionInProgress
30 minutes
No description
_hjid
1 year
This cookie is set by Hotjar. This cookie is set when the customer first lands on a page with the Hotjar script. It is used to persist the random user ID, unique to that site on the browser. This ensures that behavior in subsequent visits to the same site will be attributed to the same user ID.
_hjIncludedInPageviewSample
2 minutes
No description
_pk_id.133.523a
1 year 27 days
No description
_pk_ses.133.523a
30 minutes
No description
_ssc
2 days
No description
_ttuu.s
2 years
No description
A1
No description
A1S
No description
A3
1 year
No description
anj
3 months
No description
CfP
session
No description
CONSENT
16 years 10 months
No description
cto_writeable
1 hour
No description
denakop_freq
7 days
No description
n
1 month
No description
nav43391
1 year
No description
nid
2 years
No description
ortcsession-w5tlOg-s
session
No description
rsid
session
No description
ruid
past
No description
ses15
19 hours 26 minutes
No description
trc_cookie_storage
1 year
No description
trk
1 month
No description
tt_c_c
30 minutes
No description
tt_c_m
30 minutes
No description
tt_c_s
30 minutes
No description
tt_c_vmt
30 minutes
No description
tt.nprf
1 day
No description
tt.u
1 year
No description
ttbprf
1 month
No description
ttbprftmp
1 minute
No description
ttc
30 minutes
No description
ttca
1 hour
No description
ttnprf
1 month
No description
ttnprftmp
1 minute
No description
u
1 year
The purpose of this cookie is targeting and marketing.The domain of this cookie is related with a company called Bombora in USA.
UID
2 years
No description
UIDR
2 years
This cookie is set by scorecardresearch.com. The cookie is used to tracks the users activity across the internet on the browser such as visit timestamp, IP address, and most recently visited webpages and may the data send to 3rd party for analysis and reporting to help their clients better understand user preferences.