Missa lembra 30 anos de morte de Isabel Cristina
Uma missa no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, será celebrada hoje, às 15h, para marcar os 30 anos da morte de Isabel Cristina Mrad Campos. A jovem foi assassinada de modo cruel, e seu caso mobilizou toda a Zona da Mata mineira, ficando conhecido como "Crime da Barbosa Lima", em referência à rua onde localizava-se o apartamento no qual ela morava e morreu. Mais de cem juiz-foranos irão a Barbacena para acompanhar a missa, em excursão organizada pela Igreja São Sebastião.
Após sua morte, Isabel passou a receber orações dos católicos e, segundo depoimentos de fiéis, teria intermediado graças. Ela recebeu o título de Serva de Deus, assim que a comunidade de Barbacena iniciou seu processo de beatificação, em 26 de janeiro de 2001. Em Roma, Itália, o processo teve início em 9 de novembro de 2009 e continua andamento. Religiosos de Juiz de Fora, como o pároco da Igreja São Sebastião, padre Geraldo Cifani Pinheiro, e da arquidiocese de Mariana (responsável pela região de Barbacena) reuniram diversos documentos e provas para compor o processo.
Isabel Cristina nasceu em Barbacena e morreu aos 20 anos, após ser esfaqueada, em 1° de setembro de 1982, em Juiz de Fora. Ela havia chegado à cidade há um mês para estudar em um cursinho preparatório para o vestibular de medicina e acabou morta dentro do apartamento onde morava com um irmão. Ela sofreu 15 golpes de faca, recebeu uma cadeirada na cabeça e foi amordaçada. O assassino ainda tentou estuprá-la, mas a jovem resistiu e morreu virgem. Na época, constatou-se que a vítima passava boa parte do dia sozinha, pois estudava à noite, e o irmão trabalhava durante o dia. As investigações apontaram que o crime ocorreu quando ela estava só na residência. O suspeito do assassinato da jovem foi julgado e condenado a 19 anos de reclusão em júri popular, que ocorreu em dezembro de 1982 e durou 21 horas. O corpo de Isabel Cristina foi exumado em 25 de agosto de 2009 e sepultado na Capela do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena. Na ocasião, uma grande celebração foi realizada para homenagear a jovem.