Fórum discute melhorias para o desenvolvimento regional
IX Fórum de Desenvolvimento acontece esta semana em Juiz de Fora; inscrições são gratuitas e já estão abertas
Com o tema “Empreendedorismo: Pilar do Desenvolvimento das Empresas”, a Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região (ADJFR) promove, nesta quinta (24) e sexta-feira (25), o IX Fórum de Desenvolvimento Juiz de Fora, Zona da Mata e Vertentes. De acordo com a organização, são esperados cerca de 500 participantes no evento bienal, voltado para profissionais liberais, empresários, instituições de ensino e sociedade em geral.
A 9ª edição do Fórum trará conferências, palestras e mesa redonda abordando desenvolvimento, incentivo ao empreendedorismo e inovação, entre outros temas que dialogam com a proposta do evento. Entre os palestrantes, estão os secretários de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Fernando Passalio, e de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Minas Gerais, Pedro Bruno Barros de Souza, e também representantes da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), da Universidade Federal de Juiz de Fora e das empresas MRS e E-Auditoria.
Na quinta-feira, o evento tem início às 18h, enquanto na sexta, a recepção começa às 12h30. O Fórum também contará com uma área de estandes para exposição de empresas e seus produtos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário on-line disponível no site da ADJFR. O evento acontece no Trade Hotel (Avenida Presidente Itamar Franco 3800, Cascatinha, Juiz de Fora).
Pautas inovadoras e plurais
O Fórum de Desenvolvimento Juiz de Fora, Zona da Mata e Vertentes acontece a cada dois anos. Por estar na sua 9ª edição, já são quase 20 anos levantando debates que o consolidaram como parte do calendário das agendas voltadas para o desenvolvimento, de acordo com o presidente da ADJFR, Célio Chagas. Como destacado pelo organizador do Fórum, o evento trabalha tópicos que visam o desenvolvimento de Juiz de Fora e região.
“Nossa temática tem sempre como pilar elaborar um conteúdo que possa trazer toda uma coerência e pautas que vão promover um ambiente de discussão e de debate para acrescentar aos que lá estiverem presentes, no sentido deles poderem estar ali voltados para uma aquisição de conhecimento e para uma troca de experiências, visando sempre o desenvolvimento loco-regional”, comenta. “Nós buscamos esse desenvolvimento loco-regional, mas também entendemos que o desenvolvimento é plural. Nós interagimos com outras regiões e outros produtos, e isso também ajuda o nosso próprio desenvolvimento.”
Além disso, conforme Chagas, para contribuir com o desenvolvimento da região, as atividades promovidas pelo evento buscam abordar inovações e novas tendências. “Ao longo desses anos todos, as pessoas que acompanham o Fórum de Desenvolvimento percebem que estamos sempre atentos a temas atuais e de relevância, para que esses empresários e frequentadores possam aplicar, no seu dia a dia, aquele material que é produzido e informado no dia do evento.”
O evento abordará as temáticas de desenvolvimento e empreendedorismo de maneira abrangente, que possam dialogar com os mais diferentes públicos, de acordo com o superintendente executivo da ADJFR, José Geraldo Neto de Faria. Conforme o representante da Agência, a expectativa é que 500 pessoas participem dos dois dias de evento.
“Nós sempre procuramos trazer conferencistas que possam agregar informações importantes para o público. A expectativa da Agência de Desenvolvimento é muito boa”, diz. “O evento se consolidou porque, nesses anos todos, o Fórum sempre procurou trazer assuntos importantes para a comunidade empresarial e para a sociedade de um modo geral.”
Faria destaca, também, o espaço com os estandes, que se demonstra como oportunidade para as empresas participantes. “A feira anexa ao Fórum também dá uma oportunidade de divulgação de marcas que já são importantes na cidade e de marcas que ainda não são tão conhecidas. O objetivo é otimizar, ampliar e melhorar o desenvolvimento da nossa região.”
Confira a programação completa:
Quinta-feira (24)
18h – Credenciamento
18h40 – Abertura Oficial com Célio Chagas, Presidente da ADJFR
19h30 – Conferência de Abertura com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Sr. Fernando Passalio
20h20 – Conferência 1 – ” Empreendedorismo Tributário” com Frederico Amaral da E-Auditoria
21h – Visita aos Stands/Coquetel
Sexta-feira (25)
12h30 – Recepção e entrega de crachás
13h20 – Abertura com Célio Chagas, Presidente da ADJFR
14h – Conferência de Abertura com o Secretário de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Minas Gerais, Pedro Bruno Barros de Souza
14h40 – Palestra 1 – “Administração Municipal e o Estímulo ao Empreendedorismo” com o Secretário de Desenvolvimento Sustentável, da Inovação e Competitividade da PJF, Ignácio Delgado
15h20 – Palestra 2 – ” Como despertar a Inovação nas Empresas” – Cases de Sucesso do Critt UFJF com Fabrício Campos
16h – Palestra 3 – “Empreendedorismo e Inovação no Agronegócio da Zona da Mata e Vertentes de Minas Gerais” – Cases de Sucesso com Paulo do Carmo (FACC/UFJF)
16h40 – Visita aos stands/intervalo
17h – Palestra 4 – “O Empreendedorismo e a Inovação na MRS” com o Gerente da MRS, Pedro Henrique Oliveira
17h40 – Mesa Redonda – Temas: Energia Elétrica; Reforma Tributária; Aeroporto Regional da Zona da Mata
18h20 – Encerramento Oficial: Palavra do Presidente da ADJFR, Célio Chagas
18h30 – Happy Hour