Conheça a história evolutiva da mídia no futebol

Hoje é possível acompanhar os resultados das partidas em tempo real no chamado futebol.com

Por Marketing e Negócios

O mundo vive uma constante evolução, principalmente em relação ao poder de informação e novas tecnologias. Com o futebol não poderia ser diferente, o esporte apresenta uma crescente, sempre buscando acompanhar a globalização e vinculação com internet. Antigamente o torcedor só conseguia acompanhar os resultados das partidas no dia seguinte, através do jornal impresso. Hoje, podem acompanhar as partidas em tempo real no chamado Futebol.com.

O que antes apenas estava restrito a TV e rádio, atualmente está ao alcance da palma da mão, em qualquer smartphone com um pacote de dados e acesso a internet. Pensando nisso, resolvemos desenvolver um artigo voltado para a história evolutiva da mídia no futebol.

A começar, não poderíamos deixar de falar sobre as transmissões em plataformas digitais. Com empresas se digladiando e gastando fortunas em busca dos direitos de transmissão dos campeonatos, incomodando de fato as emissoras de televisão.

Os streamings já são uma realidade, transmitindo as ligas mais importantes do futebol mundial. Entretanto, nem tudo são flores, o grande desafio dessas plataformas é forçar uma mudança dos usuários que já estão bastante acostumados a consumir o futebol pelos meios tradicionais.

Outra evolução, até já foi mencionada no início do nosso artigo. Com o advento da internet em todo o mundo, o torcedor não só recebe a informação sobre o seu time praticamente simultânea ao seu acontecimento como também consegue acompanhar o futebol de qualquer lugar do mundo.

Além da possibilidade de assistir qualquer campeonato, realmente se consegue acompanhar qualquer clube do mundo, quebrando a tradição e fronteiras entres os torcedores que não mais precisam, necessariamente, torcer para os clubes da sua região.

O momento de transformação é tanto que até as redes sociais estão investindo pesado em transmissão e novas formas de produção de conteúdo para seu público. A visão é aproveitar e unir o útil ao agradável, vez que faz com que o seu usuário não precise desconectar para acompanhar aquela partida de futebol.

Todo esse movimento está sendo suficiente para que a chamada mídia tradicional também comece a se mover para acompanhá-lo. Ao ponto do Grupo Globo, maior emissora do país, migrar seus canais mais importantes sobre futebol para possibilitar que seus usuários possam assistir o conteúdo que está passando na TV no seu celular ou computador, ao vivo.

Sendo assim, qual o ponto importante dessa evolução e entrada de novas mídias? Pura e simples democratização do futebol! A oportunidade de assistir jogos de diversos times de qualquer lugar do mundo e alcançar o maior número de pessoas possíveis.

Marketing e Negócios

Marketing e Negócios

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também