Jornada Mundial da Juventude
“(…) é importante que o jovem esteja preparando-se de forma a estar aberto a essas experiências, e não apenas fechado com seu grupo (…)”
Faltando semanas para o início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, os jovens brasileiros prepararam as malas para encontrar com o Papa Francisco. A ansiedade toma conta dos corações na expectativa para o grande evento mundial da juventude católica. A Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apoia esse processo de preparação com o fornecimento de informações e também no acompanhamento de um grupo que representará as diversas realidades juvenis do país.
A assessora da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, irmã Valéria Andrade Leal, salienta que o desejo da Pastoral Juvenil é que “os jovens realmente tomem consciência de que são peregrinos” nesta preparação para a JMJ. A religiosa ressalta a expectativa de que esta não seja só uma viagem de turismo, “mas que seja uma experiência de fé, uma experiência também de enriquecimento cultural, porque, afinal, visitar outro país e encontrar-se com jovens do mundo inteiro traz uma riqueza muito grande de experiências de fé, mas também de sociedade, de mundo”. Para isso, é importante que o jovem esteja preparando-se de forma a estar aberto a essas experiências, e não apenas fechado com seu grupo, conta.
“A expectativa também é que o jovem possa aprofundar a sua experiência de encontro com o Senhor na Igreja, por isso um encontro mundial de jovens católicos com o Papa. Por isso momentos de catequese, de adoração eucarística, penitência. Importante que os jovens se preparem também para viver esses momentos”, salienta irmã Valéria.
Sobre o grupo acompanhado pela CNBB, a assessora explica que será uma representação de forma geral do Brasil. “Temos inclusive pessoas de etnias diferentes, de lugares diferentes do Brasil que estão unidos no mesmo grupo, representando então a diversidade do nosso Brasil tão grande, inclusive com diversidade de expressões juvenis”.
Além do acompanhamento, a comissão apoiou a preparação com momentos de espiritualidade e na oferta de informações práticas sobre a viagem, por meio de lives mensais desde o final do ano passado.
No site dos Jovens Conectados também foram oferecidos guias com dicas para a JMJ. Confira: https://jovensconectados.org.br/baixe-aqui-seu-guia-completo-para-a-jmj-lisboa-2023.html