Recarga por pix é uma das novidades no transporte público de Juiz de Fora
PUBLIEDITORIAL
Conjunto de investimentos faz parte da remodelagem do transporte coletivo público da cidade, explica o diretor da Ansal, Rodrigo Reis
Com investimento de R$ 7 milhões, as mudanças no sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo público de Juiz de Fora garantirão uma série de melhorias para o usuário, incluindo mais facilidade e agilidade nos deslocamentos pela cidade. Além de novos canais de comunicação e pontos de atendimento, o pagamento da passagem ou a recarga do cartão poderá ser feita de novas e modernas formas. É o que garante o diretor da Ansal, Rodrigo Reis.
“Vamos criar uma carteira virtual, para que seja possível fazer recarga através de Pix ou QRCode. A recarga será totalmente online. Atualmente, já temos a possibilidade de recarregar o cartão pela internet, mas vamos melhorar a nossa plataforma”. Os 11 pontos de atendimento para a recarga e também para o esclarecimento de dúvidas será ampliado. Junto com a Prefeitura, a Ansal está definindo novos locais, assim como, em breve, lançará novos canais de comunicação.
Hoje, o usuário conta com o atendimento telefônico por meio da Associação Profissional das Empresas de Transporte de Passageiros de Juiz de Fora (Astransp) e da ouvidoria da Ansal, assim como pode se valer das mensagens instantâneas pelas redes sociais. Porém, também terá as novas tecnologias a seu favor. “Vamos implantar um chatbot, que é uma inteligência artificial, com algumas respostas já programadas. É um bate papo e acredito que irá sanar boa parte das dúvidas de quem usa o transporte público”, afirma o diretor da Ansal.
As novidades têm como objetivo melhorar a qualidade do serviço na cidade, com foco cada vez maior no coletivo. “Sabemos que, para Juiz de Fora crescer, é preciso olhar mais o coletivo e menos o individual, tendo uma visão voltada para a sustentabilidade. Se conseguirmos trazer mais passageiros para o transporte coletivo, teremos menos carros nas ruas, o que gera menos emissão de CO2”, explica Rodrigo.
A Ansal, inclusive, tem sido reconhecida pela sua preocupação e pelas ações mitigadoras na emissão de gás carbônico na atmosfera. “Representantes da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais (Fetram) vêm a Juiz de Fora regularmente para visita às empresas e medições. Conseguimos a premiação Ouro Destaque. Isso significa que toda nossa frota, em cada uma das medições de emissão de CO2, está dentro dos limites permitidos”.
Mudanças não afetam empregos
O novo sistema de bilhetagem eletrônica no transporte coletivo público de Juiz de Fora não mudará absolutamente nada em relação à mão de obra empregada, garante o diretor Rodrigo Reis. “Não haverá desligamento em massa por parte do Consórcio via JF. É importante deixar claro que toda transição gera muita informação e uma ansiedade muito grande. Nós, com certeza, trataremos cada dúvida, para evitar divergências e trazer para o usuário o que ele merece e precisa”.
A modernização coloca o transporte coletivo público de Juiz de Fora em um novo patamar com investimentos que vão garantir mais qualidade e facilidade para a população. “O investimento representa um avanço super significativo, mostrando que a cidade está atenta para trazer o melhor serviço”, observa Rodrigo.
Além dos R$ 7 milhões no novo sistema de bilhetagem eletrônica, a Ansal também adquiriu 170 novos veículos no ano passado, e a compra de novos veículos está programada para o mês de agosto próximo. O conjunto de investimentos faz parte da remodelagem do transporte coletivo público da cidade.