Principais insights e as 10 habilidades mais importantes segundo Fórum Econômico Mundial 2023

As soft skills, estão ganhando cada vez mais importância, elas referem-se às habilidades não técnicas que envolvem competências comportamentais, emocionais e sociais. Uma das razões para sua crescente relevância é a rápida evolução da tecnologia, visto que muitas tarefas rotineiras e repetitivas estão sendo automatizadas, são as habilidades humanas que nos fazem únicos.

Por Marcelle Larcher

O World Economic Forum é uma organização internacional sediada em Genebra, Suíça, que reúne líderes de diferentes setores da sociedade para discutir e colaborar em questões globais.

 

Uma das áreas abordadas é o futuro do trabalho, afinal, o avanço da tecnologia, a automação e as mudanças econômicas têm impactado significativamente o mercado ao longo dos anos.

 

O relatório “The Future of Jobs 2023″, é hoje uma das principais referências para entender as mudanças que estão ocorrendo, desse modo, confira os principais insights e atualizações quanto às competências necessárias para ter sucesso nesse novo contexto. 

O que reserva o futuro: insights do relatório 2023

  • Estima-se que cerca de 23% dos empregos mudem até 2027, com 69 milhões de novas oportunidades geradas e 83 milhões eliminadas.

 

  • Macrotendências como a transição verde, padrões ESG e a localização das cadeias de suprimentos vão impulsionar o crescimento dos empregos.

 

  • O avanço da adoção de tecnologia e o aumento da digitalização causarão uma significativa rotatividade no mercado de trabalho, mas com um saldo positivo geral na criação de empregos. 

 

  • O crescimento econômico mais lento, a escassez de oferta e a inflação representam os maiores riscos.

 

  • Os empregos de crescimento mais rápido são os de especialistas em IA e aprendizado de máquina, especialistas em sustentabilidade, analistas de inteligência de negócios e especialistas em segurança da informação. 

 

  • Também é esperado  um crescimento absoluto nos setores de educação, agricultura e comércio digital.

Softs Skills dominam a lista das 10 habilidades mais importantes

 

O novo relatório do World Economic Forum nos traz uma atualização das habilidades mais importantes para que profissionais, em qualquer área de atuação, se desenvolvam diante do atual cenário. E sabe o que elas têm em comum? Todas são Soft Skills.

 

Não é novidade que as soft skills, estão ganhando cada vez mais importância, elas  referem-se às habilidades não técnicas que envolvem competências comportamentais, emocionais e sociais. 

 

Uma das razões para sua crescente relevância é a rápida evolução da tecnologia, visto que muitas tarefas rotineiras e repetitivas estão sendo automatizadas, são as  habilidades humanas que nos fazem únicos.

Confira a lista completa:

  • Pensamento analítico: é a capacidade de decompor problemas complexos em partes menores, analisar informações relevantes, identificar padrões e tendências, e formular soluções lógicas e baseadas em evidências. Ou seja, envolve a habilidade de usar a lógica, a razão e o pensamento crítico para compreender questões complexas e tomar decisões informadas.


  • Pensamento criativo: habilidade de gerar ideias originais, soluções inovadoras e abordagens não convencionais para resolver problemas. Envolve pensar de forma não linear, explorar diferentes perspectivas, ser flexível e imaginativo, e buscar alternativas além do óbvio.


  • Resiliência, flexibilidade, agilidade: referem-se à capacidade de se adaptar rapidamente a mudanças, lidar com adversidades, superar obstáculos e se recuperar de falhas. Na prática, significa ser flexível, resiliente e ágil diante de situações desafiadoras, buscando oportunidades de crescimento e aprendizado.


  • Motivação e autoconhecimento: é a capacidade de entender as próprias motivações, valores e objetivos, utilizando esse conhecimento para impulsionar a própria motivação e desempenho. Diz respeito a definir metas claras, ser proativo, ter automotivação e buscar o autodesenvolvimento constante.


  • Curiosidade e aprendizagem contínua: ter interesse ativo em aprender, explorar novos conceitos, questionar, experimentar e buscar conhecimento de forma constante. Compreende a disposição em estar aberto a novas ideias, desafiar suposições e estar disposto a aprender com experiências e feedbacks.


  • Repertório tecnológico: é a habilidade de compreender, usar e se adaptar a tecnologias e ferramentas digitais relevantes em um determinado campo. Implica a capacidade de aprender e dominar novas tecnologias, aplicá-las de forma eficaz e adaptar-se a mudanças tecnológicas em andamento.


  • Confiabilidade e atenção aos detalhes: precisão, consistência e cuidado na execução de tarefas. Envolve aptidão para realizar um trabalho de qualidade, atentando para os detalhes, cumprindo prazos e consequentemente gerando  ao entregar resultados consistentes.


  • Empatia e escuta ativa: compreende a capacidade de se colocar no lugar dos outros, atentando-se às suas perspectivas, sentimentos e necessidades, para assim responder de forma sensível. No dia a dia isso é possível comunicando-se de forma clara e respeitosa, e colaborando efetivamente com os outros.


  • Liderança e influência social: refere-se a habilidade de tomar decisões, comunicar visões claras, motivar e capacitar os membros da equipe, e construir relacionamentos de confiança.


  • Controle de qualidade: consiste na capacidade de realizar verificações, identificar problemas ou erros, implementar medidas corretivas e garantir que os produtos ou serviços estejam de acordo com os os padrões e critérios de qualidade estabelecidos.

E então, o que achou dessas novidades e atualizações? Certamente tudo o que foi citado aqui será de extrema importância para a sua construção profissional e busca pela carreira que deseja. 

 

Clique aqui para conferir na íntegra o relatório “The Future of Jobs 2023”.

 

MARCELLE GERACAO

Marcelle Larcher

Marcelle Larcher

Marcelle é Especialista em Gestão Comportamental. Atua como Sócia e Diretora Executiva do Grupo Larch. Graduada em Psicologia e Pedagogia, MBA em Gestão Empresarial, possui Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas e é Analista Comportamental DISC Profiler. Mentora de Líderes, possui mais de 800 hs de desenvolvimento pessoal e carreira com empresários e gestores. Empresária, empreendedora e gestora no setor educacional e organizacional, Marcelle tem mais de 15 anos de experiência em Educação Executiva, e 29 anos de mercado.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também