Campanha de coleta seletiva começa nesta quinta em JF
Projeto acontece semanalmente na Praça da Estação, com intuito de incentivar a população a realizar o descarte adequado de recicláveis
O projeto “Coleta seletiva na praça”, iniciativa proposta pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em parceria com as associações de catadores de materiais recicláveis, começa a acontecer todas as quintas-feiras, de 9h a 17h, na Praça da Estação, no Centro. O intuito do programa é incentivar a população a realizar o descarte adequado de materiais como vidro, plástico, metal, papel, óleo de cozinha e lixo eletrônico.
A partir desta quinta-feira (4), quem tiver material reciclável pode ir até a Praça da Estação fazer o descarte. A iniciativa, além de gerar renda para as associações, contribui para a preservação do meio ambiente, defende a PJF. Atualmente, segundo dados da Prefeitura, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) disponibiliza o serviço de coleta seletiva para 62% dos domicílios da cidade, além de realizar campanhas para incentivar a coleta seletiva.
Veja os materiais que serão recolhidos nos encontros semanais:
Papel: folhas de papel, jornal, revista, papelão, cartolina, embalagem Tetra Pak (caixinha de leite).
Plástico: Isopor, potes e tampas, garrafas plásticas, garrafas pet, frascos de material de limpeza, frascos de produtos de higiene e beleza, brinquedos, baldes, material em PVC;
Vidro: copos, garrafas, embalagens de molho e potes de vidro.
Metal: Latinhas de alumínio, latas de aço (de óleo, de molho de tomate, de sardinha…), ferragens, esquadrias, arames.
Eletrônico: cabos, pilhas, lâmpada de led, televisores, carregadores, baterias, aparelhos celulares, CDs.
De acordo com a Prefeitura, também será disponibilizado um espaço para o descarte de óleo de cozinha usado. O item deve ser colocado em garrafa pet bem fechada ao ser descartado para evitar vazamentos.










