Presidente do Congresso e quatro ministros confirmam participação em encontro político do dia 28 em Juiz de Fora

Por Paulo Cesar Magella

O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, e quatro ministros do Governo Lula – Alexandre da Silveira, de Minas e Energia; Renan Filho, dos Transportes; André de Pauta, da Pesca, e Valdez de Góes, do Desenvolvimento Regional – já estão confirmados para o Encontro Político marcado para o dia 28, em Juiz de Fora, que deverá contar ainda com a presença de 150 a 200 prefeitos, além de lideranças comunitárias e empresariais. Em entrevista à Rádio Transamérica Juiz de Fora, o deputado Luiz Fernando Farias (PSD) e o presidente da Câmara Municipal, vereador José Márcio Garotinho, deram mais detalhes da reunião, cujo objetivo é estabelecer estratégia para a retomada do crescimento econômico da Zona da Mata e seu entorno, envolvendo também as Vertentes e o Sul de Minas.

Coordenador da bancada federal de Minas na Câmara dos Deputados, Luiz Fernando antecipou que o ministro dos Transportes, Renan Filho, pode trazer novidades para a região, uma vez que quadruplicou os recursos que devem ser investidos por sua pasta na região, o que implica, sobretudo, na BR-040. Há duas possibilidades ou ambas: conclusão do projeto de concessão, com retomada das obras no trecho da Serra e Petrópolis, ou obras entre Barbacena e Belo Horizonte, especialmente na região mais crítica, entre Conselheiro Lafaiete e a capital mineira.

Ambos destacaram também a importância do Aeroporto Regional, uma das pontas que carecem de investimentos, especialmente no acesso, hoje de competência do Estado. O Terminal, no entanto, deve ganhar também o viés industrial, para aumentar o volume de tráfego. Os detalhes das demandas da região serão resultado de relatórios encomendados às universidades federais de Juiz de Fora, Lavras, São João Del Rey e Viçosa, que devem ser apresentados no dia 20. A UFJF também deve se juntar ao evento colocando na mesma data o encontro que já tinha programado com os prefeitos da região.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins. E-mail: [email protected] [email protected]

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também