Saiba cinco cuidados com a higiene de coelhos
Veja dicas importantes para manter esse pet saudável e feliz
Os coelhos são animais de estimação adoráveis e populares em todo o mundo. Eles são fofos, amigáveis, brincalhões e inteligentes, além de companheiros ideais para famílias ou, até mesmo, para pessoas que moram sozinhas.
Há uma grande variedade de cores e tamanhos, desde os coelhos anões até os gigantes. Eles podem ser criados dentro de casa ou em áreas externas, desde que tenham um espaço adequado para correr e brincar.
Alguns cuidados de higiene, no entanto, são essenciais para manter o coelho saudável e feliz. A seguir, veja algumas dicas importantes para cuidar desse pet.
1. Escove regularmente
Os coelhos precisam ser escovados diariamente para evitar o acúmulo de pelos soltos. Para isso, use uma escova de cerdas macias e comece escovando na direção do crescimento da pelagem. Tenha cuidado para não puxar os pelos com muita força, pois isso pode machucar o animal.
2. Corte as unhas
Coelhos precisam de suas unhas cortadas regularmente para evitar que cresçam muito e se tornem desconfortáveis ou dolorosas. Use um cortador de unhas apropriado para animais de estimação e tenha cuidado para não cortar demais ou cortar as veias dentro das unhas.
3. Banho com moderação
Os coelhos são animais limpos e, geralmente, se cuidam bem sozinhos, mas podem precisar de um banho ocasional. Por isso, use um xampu próprio para coelhos e evite molhar a cabeça ou os ouvidos do pet. Enxágue bem e seque-o com uma toalha macia.
4. Verifique as glândulas anais
Alguns coelhos podem ter problemas com suas glândulas anais, que precisam ser verificadas e limpas regularmente. Isso deve ser feito por um veterinário ou um profissional experiente, pois pode ser desconfortável e, até mesmo, doloroso para o animal se feito incorretamente.
5. Mantenha a área limpa
É importante manter a área em que o coelho vive limpa e livre de sujeira e pelos soltos. Limpe regularmente sua gaiola ou área de convivência com água e detergente neutro para evitar o acúmulo de bactérias e odores.