Área externa, um espaço para o descanso

Por Luiz Henrique Duarte

Área externa, um espaço para o descanso

Detalhes para deixar o espaço agradável o ano inteiro

As áreas externas são refúgios especiais dentro de uma casa e devem transmitir aconchego e bem-estar às pessoas que estão ali. Este espaço torna-se mais convidativo com um projeto de decoração mais descontraído, optando por um mobiliário confeccionado com materiais e revestimentos que possam ficar expostos sob o tempo ou espaços cobertos, tipo varandas e pergolados.

O uso de móveis que trazem a sensação de acolhimento, liberdade e informalidade estimulam o descanso e convidam ao relaxamento. Em uma área externa, pensamos em mesas com tampos resistentes e cadeiras com uma firme estrutura, espreguiçadeiras e sofás. Esses itens devem seguir o mesmo estilo e padrão dos móveis internos da casa, sejam clássicos ou modernos, afirmando um visual uniforme e elegante. Se a sua sala de estar é moderna e clean, como os demais ambientes de sua casa, o mobiliário externo deverá ser da mesma linha.

Compor com harmonia

Para compor um espaço com conforto e harmonia é preciso, em primeiro lugar, ter a noção da metragem, criando um layout para setorizar e delimitar os ambientes com os conjuntos de mesas, cadeiras e sofás. O mesmo revestimento dos pisos, utilizados para as áreas internas, deverá ser estendido para o espaço de lazer, porém com a ressalva de apresentar a característica antiderrapante, oferecendo segurança, conforto e comodidade.

Os porcelanatos, poderão apresentar um efeito amadeirado, cimentício, marmorizado ou em pedra. O efeito de criar um lounge intimista com um deck em madeira impermeável deixa o espaço mais envolvente e estimulante para receber informalmente as pessoas. O paisagismo é outro fator que traz mais vida aos espaços e pode estar presente em uma composição de vasos com espécies resistentes, gramados ou plantas sobre o solo para proporcionar um frescor e suavidade. Algumas espécies podem crescer e deixar alguns pontos com sombras. O uso de ombrelones também ajudam a permanência, por mais tempo, na parte externa em períodos de sol intenso.

IMG_3718 IMG_3740 IMG_3702 IMG_3731 IMG_3717 IMG_3689 IMG_3751 IMG_3686
<
>

Detalhes que valorizam

As espreguiçadeiras são essenciais para áreas externas, pois compõem a decoração, oferecem praticidade e são mega úteis quando a piscina é o centro das atenções. Alguns materiais são recomendados, como alumínio, corda náutica, madeira cumaru e teca, palha sintética, a tela conhecida como sling ou textile, entre outros, porque conseguem obter alta resistência quando expostos direto ao tempo.

É necessária a manutenção, de acordo com o material.Há diversos tecidos no mercado com características impermeáveis, como o Acquablock, o mais popular. Os tecidos sintéticos e em vinil são muito utilizados e possuem, geralmente, estabilizadores UV, resistentes ao desbotamento e repelem a água, evitando a imersão nas fibras com a propagação de uma secagem mais rápida. A área externa ainda poderá ser estendida a um amplo espaço gourmet coberto, com forno de pizza e churrasqueira, além de uma mesa para refeições informais.

Ficha técnica:

Área externa com piscina e espaço gourmet: residência Leonardo Zacharias ( empresário )
Assessoria: Caiaffa Imóveis
Fotos e styling: Luiz Henrique Duarte

Giro do design

– Este colunista circulou no bem montado e amplo espaço da Conceito Sier, especializada em um mobiliário contemporâneo de bom gosto. Um destaque para os sofás em linho, em tons claros, que além do design em linhas retas, propagam o conforto e praticidade, promovendo um toque de elegância em todos os projetos de interiores.

– A Tramontina está participando da feira ABUP HOME & GIFT, na cidade de São Paulo, apresentando os lançamentos em utilidades domésticas.

– O fotógrafo Fernando Priamo e a artista plástica Flávia Valle realizam juntos no Fórum da Cultura, a partir do dia 28 de Fevereiro, uma Collab, mesclando suas técnicas e exibindo obras com a habilidade dos dois. As fotos de Fernando, impressas em canvas, traz intervenções de Flávia, trazendo contemporaneidade às peças.

– O Baile do Come Quieto aconteceu no Terrazzo, reunindo vários nomes notícias em uma tarde-noite regada por muito samba. A bateria estava em um ritmo efervescente, agitando os foliões com pura adrenalina. Foram montados espaços lounges, usados para fazer o registro de fotos, onde as cores quentes trouxeram a sensação de animação e descontração. Sucesso total!

Luiz Henrique Duarte

Luiz Henrique Duarte

Sou bacharel em direto, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, arquitetura e tudo relacionado à estética espacial dos ambientes e do bem viver.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também