Montagem do canteiro de obras já começou na estrada de Ibitipoca
Intervenções mais “pesadas” terão início na próxima semana, segundo Prefeitura
As obras na estrada de Ibitipoca já começaram, afirma a Prefeitura de Lima Duarte, pela empresa vencedora da licitação, a Nexxus Construtora. A ordem de serviço, assinada em janeiro, dava como prazo máximo esta quinta-feira (2) início das intervenções. No entanto, as movimentações ainda são muito preliminares. Até agora, apenas o canteiro de obras foi montado. Segundo o representante da Nexxus, Rafael Bellose, as obras mais “pesadas” devem começar na próxima semana.
A Prefeitura confirmou que a regularização da estrada para a instalação da rede de captação de água pluvial foi iniciada. Conforme Bellose, os trâmites com os fornecedores já foram feitos. “Semana que vem chegam manilhas, pedra, areia e vamos direcionar as máquinas para o serviço.” A LMG-871 fica a cerca de 90 quilômetros de Juiz de Fora e liga o município de Lima Duarte ao Distrito de Conceição do Ibitipoca, onde está localizado o Parque Estadual do Ibitipoca.
Sobre a necessidade de interdição na estrada, a Nexxus afirmou que o assunto está em negociação com a Secretaria de Turismo do município com intuito de buscar um acordo para não prejudicar nenhuma das partes envolvidas. A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Lima Duarte que afirmou não ter detalhes sobre possíveis interdições. O diretor de convênios, Matheus Borges, disse que todos os comunicados quanto ao fechamento das estradas serão veiculados via canais oficiais da Prefeitura.
Conforme o contrato, será feito o calçamento com blocos intertravados a partir do km 1,4 até o km 14,3, no sentido Lima Duarte-Ibitipoca. A demanda é histórica na região, que sofre com os atoleiros em época de chuva.