Colônia lusa
Durante dois dias, na Associação Portuguesa, aconteceram mais de 50 atendimentos consulares para emissão de documentação portuguesa, como cartão de cidadão e renovação de passaportes.
Pontos para o cônsul honorário Álvaro Fernandes que, pela terceira vez, viabilizou a operação com o Consulado Geral de Portugal em Belo Horizonte.
Até quando?
A falta de placas proibindo o tráfego de caminhões pesados e carretas, que saem da BR-040 no sentido do Aeroporto, passando pelo Jardim da Serra e Novo Horizonte, ocasionou na tarde de sexta-feira uma longa interrupção no trânsito da Rua das Margaridas.
Ao tentar subir a via, uma carreta com cinco eixos travou na acentuada curva.
Quem recebe
Entre os formandos em medicina pela Suprema está Viviane Andrade Chequer Koury.
Após a colação de grau, dia 27, Denise e Joseph Kalil Khoury Júnior vão comemorar o sucesso da filha recebendo no Victory Hotel.
Mercado imobiliário
Atingiu R$ 9 mil o aluguel de uma casa no Alphaville.
Até outubro, outras casas alugadas no sofisticado condomínio estavam na faixa de R$ 6 mil.
ANTENADO
Incluído em 2016 num projeto de revitalização e modernização, amplamente detalhado em 108 páginas, o Distrito Industrial de Juiz de Fora, ao contrário, caiu no esquecimento dos órgãos públicos e de fomento a economia. Hoje sobrevive graças aos esforços e a união dos empresários que, em muitos casos, acabam usando seus colaboradores em serviços pontuais.
Os buracos são constantes e neste período de chuvas viram verdadeiras armadilhas para os caminhoneiros. A Avenida Antônio Simão Firjam, que liga a JK a BR-040, atravessando todo o DI, vira um rio e as ruas transversais, os afluentes.
Polo que concentra grandes empresas, a região merece (e precisa com urgência) de uma ação conjunta do governo de Minas e Prefeitura. Nem mesmo para sua modernização, como se pretendia há sete anos, mas para sua própria sobrevivência.
Antes que as empresas mudem de lá.
Turismo sustentável
O Programa de Apoio à Criação e Gestão de Unidades de Conservação, desenvolvido há 12 anos pelo Circuito Turístico Serras de Ibitipoca, foi escolhido como uma das Boas Práticas de Gestão Regional do Turismo em Minas em 2022 (categoria empreendedorismo e captação de investimentos).
JF POR AÍ…
Esticada no Rio
Christina Elizabeth e Fernando Luiz Baldioti festejaram os 39 anos de casados na quadra do Salgueiro, em Vila Isabel. Antes da esticada carioca, receberam benção especial do padre Pierre Cantarino, na Igreja Santa Rita.
Nova série na Netflix
A jornalista e escritora Daniela Arbex (clicada com o ator Paulo Gorgulho) nos bastidores da gravação de “Todo dia a mesma noite”, série baseada em seu livro sobre o incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS). A estreia será no próximo dia 25 na Netflix, com direção geral de Júlia Rezende e consultoria criativa da juiz-forana. “O resultado é uma série primorosa, respeitosa, que nos fará olhar para o passado para repensar o futuro. Em nome da justiça e da memória das 242 vítimas. Para que não se repita.”, ressalta Daniela.
Murais de Di Cavalcanti restaurados no Rio
Coordenador de Museus da Funarj, o juiz-forano Douglas Fasolato comandou o projeto de restauro dos dois primeiros murais modernistas brasileiros do pintor Di Cavalcanti – idealizador e organizador da Semana de Arte Moderna de 1922. Considerados os mais importantes da América do Sul, “Samba” e “Carnaval” estão no segundo piso do Teatro João Caetano, no Rio.
Segundo Douglas, “é a mais importante obra de restauro desde os semelhantes e comparáveis, ‘Guerra e Paz’, de Portinari, que vieram do prédio da ONU para serem restaurados no Brasil, e as pinturas de Eliseu Visconti, no Teatro Municipal”.
Aloisio Castro – diretor do MAMM – participou da reunião com especialistas a convite de Douglas. Para Aloisio, “a consolidação do projeto de restauração das monumentais pinturas murais representa relevante conquista em prol da preservação do patrimônio cultural brasileiro. Pautada em rigorosos aportes conceituais e técnicos, a metodologia de conservação-restauração, coordenada pelo professor Edson Motta Júnior, possibilitou o êxito do resgate dos valores cromáticos, estéticos e históricos da magnífica obra de Di Cavalcanti.”
Na foto, Aloisio Castro, Douglas Fasolato e o professor Paulo Knauss, ex-diretor do Museu Histórico Nacional.
VOO LIVRE
Dadá Loyola e Flora Zerlottini Mattos estão no grupo de Florinha Carmo que vai assistir ao show “Que tal um samba?”, de Chico Buarque, hoje, no Vivo Rio.
Hoje estão aniversariando Paulo Lovisi, Cacá Calixto Andrade, Francisco Campos Silva, Cristianne Cozzolino, Helen Lima e Gracielle Nocelli.
Nesta segunda é a vez de Alcebíades Cruz Filho, José Nalon de Queiroz, Rochelane Adum Araujo, João Manoel Ferrari, Themer Jabour Venuto, Alberto Rihan, Toninho Buda e o promotor Tadeu Bustamente Dias.