Resoluções – possíveis – de ano novo!
“Sugiro começar por metas possíveis, que farão com que os outros desejos sejam realizados de forma mais fácil”
O ano novo está começando, e eu imagino que você já deve ter criado sua lista de resoluções para 2023. Se por um lado há aquela sensação de termos mais disposição para realizar tudo, por outro, pode ser que as intercorrências da vida cheguem colocando freio nessa caminhada. Só de imaginar já ficamos ansiosos e frustrados, concorda? Mas é nesse ponto que precisamos traçar estratégias para chegar aonde queremos. Sugiro começar por metas possíveis, que farão com que os outros desejos sejam realizados de forma mais fácil.
Comece, então, revisitando a sua saúde. Assim, o primeiro item dessa lista deve ser a adoção de hábitos saudáveis. E não é nada muito mirabolante não, veja: fazer a ingestão de água, pelo menos 35ml/kg ao longo do dia. Isso é algo bem tranquilo de ser incorporado à sua rotina. Para isso, carregue sempre uma garrafa de água com você!
Outra meta interessante é criar uma rotina de sono. Dormir é necessidade fisiológica fundamental para o bom funcionamento da nossa mente e do nosso corpo. A má qualidade do sono aumenta a fome, desregula a produção de hormônios e nos deixa mais cansados.
E a alimentação? Bom, a dica aqui é comer de tudo, mas com moderação e equilíbrio, priorizando alimentos in natura e evitando os ultraprocessados. Que tal aproveitar melhor os sabores? Tenha atenção plena ao comer e evite distrações. Coma com calma e sinta o gosto e a textura de cada alimento.
A prática de exercícios físicos também precisa de um espaço no ano novo. E você só precisa de 150 minutos por semana. Distribua esse tempo em atividades de força, como a musculação, e aeróbicos, como corrida ou caminhada. Exercício bom é aquele que também nos dá prazer em praticar, por isso, escolha uma modalidade de que goste e que motive você a praticar com constância.
No ano novo também é importante cuidar das nossas relações afetivas. A maneira como nos relacionamos com familiares, amigos, amores e colegas de trabalho impacta a nossa saúde. Estudos mostram que pessoas com fortes conexões sociais tendem a ser mais longevas e saudáveis. Foque quem faz bem a você!
Devemos sempre nos preocupar com a nossa saúde mental, pois ela nos guia para alcançarmos todos os nossos objetivos. Não devemos negligenciar nossas emoções, pois transtornos mentais também causam sintomas físicos. Sendo assim, sempre tente praticar algo de positivo, tenha momentos de lazer e de autocuidado. Aprenda a respeitar suas limitações e seu tempo. Estresse crônico piora qualidade de vida e está associado a doenças metabólicas.
Concluímos, portanto, que, para conquistar metas grandes e importantes, é preciso, antes de tudo, começar fazendo o básico, olhando e cuidando de quem será o responsável por trilhar o caminho de sucesso que tanto queremos: nós mesmos! Um feliz ano novo para você.