Semana segue com céu encoberto e pancadas de chuva em Juiz de Fora

ZCAS que provocaram chuva constante se descaracterizaram nesta segunda, mas instabilidade segue


Por Tribuna

09/01/2023 às 17h16

Responsável pelas chuvas constantes do fim de semana, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), se descaracterizou nesta segunda-feira (9), conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Isso significa que a precipitação fina observada ao longo do último sábado (7) e domingo (8) deve dar uma trégua. Entretanto, a instabilidade atmosférica persiste em toda Região Sudeste, o que mantém a previsão de chuva para Juiz de Fora.

Na Zona da Mata, um alerta meteorológico aponta para risco potencial de acumulado de chuva nas próximas horas. O aviso é válido para Juiz de Fora e tem duração até as 10h de terça-feira (10). Nele, o Inmet alerta para precipitação entre 20 e 30 milímetros por hora. Ainda na terça, o céu deve ficar encoberto, e a temperatura, amena, com máxima de 25 graus e mínima de 16. No entanto, a alta umidade na atmosfera pode colaborar para sensação de abafamento.

O tempo segue instável ao longo da semana. Há previsão de chuva pelo menos até o próximo domingo (21), com acumulados que podem passar dos 100 milímetros. Os termômetros não têm grande alteração e variam entre 25 graus e 20 graus.
Nesta segunda-feira, no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a máxima foi de 22,7 graus, e a mínima, de 16,5 graus, conforme aferição dos aparelhos do 5º Distrito de Meteorologia do Inmet.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.