InteligĂȘncia emocional: como desenvolver essa habilidade?

A inteligĂȘncia emocional Ă© a habilidade comportamental referente Ă  capacidade de administrar emoçÔes e sentimentos ao se expressar e interagir com outras pessoas, tomar decisĂ”es e resolver problemas

Por Marcelle Larcher

Em algum momento da vida, vocĂȘ jĂĄ se deixou ser levado pelas emoçÔes, agindo por impulso, se excedendo de alguma forma? É natural que sim, contudo, esses sĂŁo comportamentos que podem ser prejudiciais para as suas relaçÔes e por isso precisamos falar sobre inteligĂȘncia emocional.

De acordo com o Fórum EconÎmico Mundial, esta é uma das 10 habilidades mais importantes e necessårias na busca pelo sucesso profissional, pois o fator emocional é responsåvel por mais de 58% do nosso desempenho. 

Partindo da premissa que as pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas e demitidas pelo comportamento, hoje as empresas visam recrutar talentos que possuam um equilíbrio entre  habilidades técnicas e comportamentais, certificando-se de que o profissional estå preparado para lidar com as adversidades e desafios do dia a dia com facilidade. 

 

Entendendo a inteligĂȘncia emocional

A inteligĂȘncia emocional Ă© a habilidade comportamental referente Ă  capacidade de administrar emoçÔes e sentimentos ao se expressar e interagir com outras pessoas, tomar decisĂ”es e resolver problemas. 

Desenvolver essa competĂȘncia implica deixar de lado açÔes impulsivas, mesmo em situaçÔes intensas, racionalizando a ponto de compreender os cenĂĄrios e circunstĂąncias, o prĂłprio estado emocional diante das adversidades, considerando sempre a melhor solução e abordagem.

Podemos dizer que a inteligĂȘncia emocional consiste em um processo com trĂȘs etapas essenciais:

 

Percepção – a capacidade em olhar pra si e compreender de forma precisa as emoçÔes sentidas. 

Entendimento – entender os sentimentos presentes, suas variaçÔes, motivaçÔes, gatilhos, etc.

Gerenciamento – lidar com os prĂłprios impulsos, confrontando emoçÔes e razĂŁo. 

 

InteligĂȘncia emocional e carreira

Ser uma pessoa com uma inteligĂȘncia emocional bem desenvolvida nĂŁo significa anular suas emoçÔes, mas ter um maior conhecimento e domĂ­nio delas, sendo capaz de manter-se emocionalmente constante e focado na resolução de problemas, sabendo reconhecer e gerenciar suas emoçÔes diante de imprevistos, conflitos e situaçÔes de estresse.

Desenvolver essa habilidade faz toda a diferença para qualquer pessoa que deseja crescer em sua carreira profissional e atender às atuais demandas do mercado de trabalho, que estå cada vez mais complexo, repleto de mudanças e incertezas.

O profissional que sabe administrar as próprias emoçÔes, sobretudo aquelas negativas e limitantes, consegue atravessar com muito mais tranquilidade cenårios difíceis e complexos. E pessoas emocionalmente inteligentes são mais confiantes e motivadas, são capazes de avaliar constantemente suas atitudes e pensamentos, se relacionam de maneira mais equilibrada e são capazes de encarar situaçÔes difíceis com mais facilidade, possuindo grande capacidade de superação.

 

Dicas para desenvolver a inteligĂȘncia emocional 

Como toda habilidade a inteligĂȘncia emocional pode e deve ser desenvolvida, isso independente da ĂĄrea de atuação, pois todo profissional tem a ganhar com essa competĂȘncia. Para isso, alguns pontos precisam de atenção e sĂŁo eles que eu vou te mostrar agora.

 

Autoconhecimento

NĂŁo tem como desenvolver inteligĂȘncia emocional sem autoconhecimento. Isso porque, este Ă© o ponto de partida para todo o resto, o processo onde ganhamos consciĂȘncia acerca de quem realmente somos. 

Ter autoconhecimento é ser capaz de identificar emoçÔes, compreender de onde surgem e como influenciam em nosso comportamento. Ou seja, é ter domínio de aspiraçÔes, medos, frustraçÔes, separando potencialidades de vulnerabilidades para agir da melhor maneira diante do que se tem e o que se deseja.

 

AutogestĂŁo

Muitas situaçÔes nos colocam em uma posição de descontrole, é muito fåcil passarmos do limite, agimos sem pensar. A impulsividade é algo natural do ser humano, embora não seja uma boa aliada das nossas relaçÔes, principalmente as profissionais. 

O autogerenciamento é a habilidade de administrar o que sentimos e agir com ponderação diante dos gatilhos emocionais, com controle e pensamento racional antes de agir.

 

Empatia

RelaçÔes são vias de mão dupla, a partir do momento em que nos fechamos as próprias ideias, formas de  pensar e enxergar o mundo, esquecemos disso. 

É aĂ­ que entra a importĂąncia em ver as situaçÔes por outra perspectiva e abraçar o outro, suas emoçÔes e contexto. A empatia Ă© uma conexĂŁo estabelecida atravĂ©s da atenção plena e escuta ativa, sem julgamentos, reconhecendo e legitimando o lugar do outro.

 

Sociabilidade

A inteligĂȘncia emocional estĂĄ diretamente ligada Ă  habilidade social de um indivĂ­duo.  Como seres que vivem em sociedade, a nossa capacidade em criar boas relaçÔes Ă© essencial em todos os cĂ­rculos, pessoais e profissionais.

Estar em ambientes positivos, receptivos melhora a nossa prĂłpria qualidade de vida e nos coloca um passo Ă  frente quando conseguimos criar vĂ­nculos, cativar ou influenciar pessoas.

 

Por fim, desenvolver a inteligĂȘncia emocional Ă© um processo que demanda tempo, nĂŁo acontece do dia para a noite, nem Ă© simples. É preciso ter calma, paciĂȘncia e, principalmente, prĂĄtica.

 

Comece entendendo a sua importĂąncia e aproveitando as dicas desse artigo!

 

MARCELLE GERACAO

Marcelle Larcher

Marcelle Larcher

Marcelle Ă© Especialista em GestĂŁo Comportamental. Atua como SĂłcia e Diretora Executiva do Grupo Larch. Graduada em Psicologia e Pedagogia, MBA em GestĂŁo Empresarial, possui Especialização em GestĂŁo EstratĂ©gica de Pessoas e Ă© Analista Comportamental DISC Profiler. Mentora de LĂ­deres, possui mais de 800 hs de desenvolvimento pessoal e carreira com empresĂĄrios e gestores. EmpresĂĄria, empreendedora e gestora no setor educacional e organizacional, Marcelle tem mais de 15 anos de experiĂȘncia em Educação Executiva, e 29 anos de mercado.

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